Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/02/2016-13h38

Aplicação de drones nas áreas agrícola e florestal é tema de workshop na Udesc Lages

 

Os drones podem monitorar florestas e áreas agrícolas - Foto: Tatiane Rosa/Ascom Udesc

O Centro de Ciências Agroverianárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, promoveu esta semana um workshop sobre a aplicação de drones nos setores agrícola e florestal.

O curso reuniu estudantes de Engenharia Florestal e de Agronomia da Udesc Lages, na terça-feira, 23. O workshop, ministrado por uma empresa de Florianópolis, abordou a evolução dos veículos aéreos não tripulados (vants), legislação e elaboração de planos de voo.

Depois da teoria, os participantes assistiram a uma demonstração prática de voo, no campus. "Os estudantes devem ter contato com novas tecnologias com funções inovadoras para as áreas florestal e agrícola", diz o professor Marcos Schimalski, que organizou o encontro.

Por transportar diferentes ferramentas de captura de imagem durante voos de alta estabilidade, controlados à distância, os drones podem ser usados para monitorar florestas e áreas agrícolas. "As imagens têm alta resolução e são analisadas com auxílio do computador. Podemos detectar e prevenir pragas, monitorando grandes áreas em tempo real", explica o professor.

Schimalski acredita que os futuros profissionais apresentarão diferencial ao entrar no mercado de trabalho com pleno conhecimento sobre veículos aéreos não tripulados. "A Udesc está sempre inovando em pesquisas e os nossos estudantes devem tornar o conhecimento emergente, com os diferenciais que a universidade possibilita".

Leia mais:

10/12/2015 - Plataforma da Udesc Lages auxiliará na previsão de inundações e no gerenciamento de recursos hídricos

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h