Mesa redonda na última quarta abordou o espaço
da mulher na sociedade - Fotos: Karla Quint
Foi concluído nesta sexta-feira, 15, o evento Cefid na Semana da Mulher, que homenageou o Dia Internacional da Mulher com uma sequência de seis atividades, em dias distintos, no
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
O encerramento da semana contou com uma oficina sobre discriminação no Funk, ministrada pela estudante Mariana Hreisemnou. Na quinta, foi realizada uma roda de conversa com o tema "Parto, sexualidade e sagrado feminino", conduzida por Luiza Souto.
Um dos destaques da programação foi o painel sobre o espaço da mulher na sociedade, que contou com três convidadas – a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC), Célia Fernandes, e as jornalistas Juliana Germann e Farah Diba Albuquerque – e mediação da professora Suzana Pereira, diretora de Extensão da Udesc Cefid.
Atividades diversas
Iniciado na última sexta-feira, 8, a semana teve ainda a exibição do curta-metragem Absorvendo o Tabu, uma oficina de ioga e uma intervenção artística. Além dos eventos, nos murais do centro de ensino foram expostos conteúdos relacionados à data, como sugestões bibliográficas, artigos e outros materiais.
As atividades foram promovidas pelo Grupo Força Feminista Cefid, com apoio da Direção Geral e da direção de Extensão do centro de ensino.
Iniciado em 2018, com encontros presenciais, o Grupo Força Feminista Cefid é um movimento formado por acadêmicas e professoras, com o objetivo de promover o acolhimento, a denúncia e o combate de casos de machismo, abuso e assédio, e de enaltecer a presença feminina no ambiente acadêmico.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010