Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/07/2021-16h51

Artigo da Udesc Planalto Norte sobre ciclo de vida de produto eletrônico é publicado

Estudo com tela de celular comprova impactos do descarte incorreto no meio ambiente - Foto: Freepik
Um artigo sobre o ciclo de vida de produtos eletrônicos elaborado por pesquisadores do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, foi publicado no periódico internacional Journal of Cleaner Production.

Acesse o artigo "Análise do ciclo de vida de produtos eletrônicos para um sistema de produto-serviço" (em inglês), disponível gratuitamente por 30 dias.

Resultado do trabalho de conclusão de curso (TCC) da acadêmica Isabel Corrêa Nunes, que é egressa da graduação em Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica da Udesc Planalto Norte, o estudo teve como principal objetivo propor a análise do ciclo de vida de um produto eletrônico com base nos conceitos do Sistema Produto-Serviço (Product-Service System ou PSS).

Além de Isabel, são autores do artigo a acadêmica de Engenharia de Produção Eloiza Kohlbeck, que é aluna de iniciação científica, a professora Fernanda Hänsch Beuren e os professores Alexandre Borges Fagundes e Delcio Pereira, todos vinculados à Udesc Planalto Norte.

No trabalho, foi utilizado o software Simapro para analisar a tela Display de Cristal Líquido (LCD) de um celular descartado.

Resultados

As etapas da pesquisa permitiram comprovar os impactos causados ao meio ambiente com o descarte incorreto do produto, como ecotoxicidade terrestre, toxicidade humana (material cancerígeno) e esgotamento dos recursos minerais.

Os resultados da análise destacam os materiais que mais causam danos ao solo em longo prazo e apontam o cádmio (63%) e o zinco (24%) como os elementos tóxicos com maior representatividade na incineração da tela LCD de celulares.

Segundo os pesquisadores, "as conclusões obtidas corroboram os resultados da literatura, expondo os impactos ambientais e sociais causados por esses resíduos".

"O PSS é um sistema que se caracteriza por soluções completas e integradas de bens e serviços. É uma oportunidade e uma alternativa sustentável de negócio, pois seu caráter sistêmico considera os processos desde a concepção da proposta até a destinação pós-uso. As conclusões do estudo reforçam a necessidade da utilização de modelos e técnicas de gestão ambiental que considerem todo o ciclo de vida dos produtos, serviços e processos", destacam os autores.

Sobre a revista

Classificada como A1 pela Qualis Capes, o Journal of Cleaner Production é um periódico internacional transdisciplinar com foco em pesquisas e práticas de Produção Mais Limpa, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Os artigos publicados visam ajudar as sociedades a se tornarem mais sustentáveis. O conceito "Produção Mais Limpa" diz respeito à prevenção da produção de resíduos e ao aumento da eficiência no uso de energia, água, recursos e capital humano.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail fernanda.beuren@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo com tela de celular comprova impactos do descarte incorreto no meio ambiente
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h