Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/07/2015-11h04

Artigo de alunos da Udesc Oeste orienta consumidor sobre características da qualidade do peixe

De acordo com FAO, pessoas devem consumir peixes duas ou mais vezes por semana - Foto: Div.

Acadêmicos do curso de Zootecnia do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), elaboraram um artigo que aponta as vantagens para a saúde do consumo semanal de peixes e orienta o consumidor sobre as características que expressam a qualidade do pescado, que pode ser facilmente avaliada por meio da observação visual e da pressão dos dedos.

O trabalho foi elaborado pelos acadêmicos Suelen Serafini, Júnior Gonçalves Soares e André Fernando Nascimento Gonçalves, orientados pelo professor Julcemar Dias Kessler, do Departamento de Zootecnia da Udesc Oeste.

O artigo foi publicado na edição nº 156 do suplemento Sul Brasil Rural, encartado quinzenalmente no jornal Sul Brasil, que é editado em Chapecó e circula também em municípios vizinhos. Toda a publicação rural foi editada pelo professor Paulo Ricardo Ficagna, do curso de Zootecnia.

Baixo teor de gordura

De acordo com os acadêmicos, a carne de peixes de água salgada destaca-se nutricionalmente por apresentar grandes quantidades de vitaminas A, D e do complexo B, com baixo teor de sódio e alto teor dos minerais cálcio, fósforo, ferro, cobre, selênio e iodo. É um alimento de baixo teor de gordura (incluindo colesterol) e alto teor proteico, de elevado valor biológico.

O trabalho observa que, na variação entre as espécies, o teor sobre a composição proteica total é alto, entre 15% e 25%, e a digestibilidade acima de 95%. "O peixe contém todos os aminoácidos essenciais para o ser humano e é excelente fonte de aminoácidos lisina, metionina e cisteína", apontam os alunos da Udesc Oeste.

Segundo o artigo, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) recomenda o consumo de pescado duas ou mais vezes por semana.

Entre os benefícios da ingestão que contenha cerca de dois gramas de ácidos graxos poli-insaturados ômega 3, está a redução da incidência de câncer, do risco de acidente vascular cerebral (AVC), da depressão, do mal de Alzheimer e de morte por doenças cardiovasculares.

Qualidade do pescado

O consumidor deverá adquirir pescado com: olhos translúcidos e brilhantes; escamas bem aderidas e com brilho metálico; abdômen firme, que retorne à conformação natural após sofrer pressão dos dedos; e guelras vermelhas, úmidas e brilhantes.

Além disso, é preciso evitar peixes que apresentarem: guelras sem odor desagradável; olhos opacos e com coloração rosada à acinzentada; perda de aderência das escamas à pele; abdômen com flacidez e coloração amarela escura à acastanhada; e guelras com coloração vermelha pálida.

O artigo recomenda que não sejam comprados peixes com: olhos sem brilho e opacos; escamas embaçadas, opacas e soltas; abdômen flácido; carne facilmente separável dos ossos; e guelras com coloração marrom ou mesmo cinza, com presença de muco e com odor ácido.

Leia mais:

26/01/2015 - Pesquisa da Udesc Oeste vai fazer mapeamento dos abatedouros e frigoríficos de carne bovina em SC

16/01/2015 - Estudo de aluna da Udesc Oeste aponta vantagens no consumo da carne de cavalo

16/10/2014 - Estudo da Udesc Oeste mostra aumento na procura por carne bovina de melhor qualidade em SC

23/04/2014 - Estudo de aluna da Udesc Oeste garante que carne de frango não tem hormônios

31/10/2013 - Pesquisa da Udesc Oeste conclui que manejo pré-abate incorreto influencia na qualidade da carne

07/08/2013 - Artigo de professores e aluna da Udesc Oeste aponta benefícios sobre consumo da carne de cordeiro

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h