Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/05/2021-11h39

Artigo de mestranda da Udesc Joinville é publicado em revista internacional

Trabalho apresenta os fatores que influenciam o consumo de água em escolas de Joinville - Foto: Pexels
A aluna Jéssica Daiane Cunha Schultt, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, é autora do artigo “Factors influencing water consumption in public schools in Southern Brazil”, publicado no periódico internacional “Environment, Development and Sustainability” da editora Springer. O trabalho está disponível para visualização gratuita por tempo limitado, e depois poderá ser acessado em publicação permanente mediante taxa ou acesso institucional.

O artigo foi desenvolvido como dissertação do Mestrado em Engenharia Civil e teve orientação das professoras Andreza Kalbusch e Elisa Henning, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Udesc Joinville.

O trabalho apresenta os fatores que influenciam o consumo de água em escolas da cidade de Joinville. Foram avaliadas 26 escolas públicas da rede estadual de ensino, tendo sido coletados dados sobre o uso da água por meio de medições in loco e por meio de questionários respondidos pelos diretores de cada escola.

Os dados coletados permitiram caracterizar as escolas e realizar um diagnóstico preliminar do uso da água. Foram realizadas análises descritivas do consumo de água e do consumo per capita de água. O consumo médio mensal de água foi de 111,45 m3 por escola por mês e o consumo médio per capita de água foi de 8,833 litros por aluno por dia.

Os resultados do modelo de regressão linear múltipla mostraram que as variáveis significativas para o consumo mensal de água foram o número de alunos e o número de bacias sanitárias em uso. Esses resultados contribuem para a compreensão dos fatores que influenciam o consumo de água nas escolas e podem ser usados para prever e monitorar o consumo, contribuindo para a economia de água no ambiente escolar.

O artigo obteve o apoio da Companhia Águas de Joinville, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h