Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/03/2020-13h41

Artigo produzido na Udesc Joinville recebe destaque de capa em revista internacional

Publicação garante grande visibilidade e prestígio às produções científicas - Foto: Reprodução
Um artigo produzido no Programa de Pós-graduação em Física (PPGF), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, foi escolhido para estampar a capa da edição de janeiro do International Journal of Bifurcation and Chaos in Applied Sciences and Engineering. O trabalho foi selecionado pelo corpo editorial da publicação para compor a seção de destaque nominada "Feature Articles", que garante grande visibilidade e prestígio às produções científicas.

O artigo é resultado da tese de mestrado de Lucas Rosa, sob orientação dos professores Cesar Manchein e Holokx Albuquerque, com colaboração dos egressos Flávio Prebianca e Anderson Hoff.

O artigo “Caracterização da dinâmica de um sistema regulador de Watt forçado harmonicamente e submetido a efeitos de ruído Gaussiano” mostra, por meio de simulações numéricas e ensaios experimentais usando  computação análogica, que a dinâmica de um Sistema Regulador de Watt (SRW) submetido a um forçamento externo harmônico e à presença de perturbações aleatórias pode dar origem a comportamentos complexos de natureza periódica ou caóticos, dependendo da combinação paramétrica utilizada. “Com este trabalho, estende-se o conhecimento teórico e experimental de um sistema que embora seja conhecido há aproximadamente dois séculos, possui comportamentos dinâmicos que ainda não são claramente compreendidos”, explica Manchein.

Este não é o primeiro trabalho produzido no PPGF a receber destaque na publicação internacional. Em 2018, o mesmo feito foi alcançado pelos professores Manchein e Albuquerque, juntamente com o prof. Luis Fernando Mello, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com o artigo "Explorando a dinâmica de um modelo de circuito de bloqueio de fase de terceira ordem".

Também em 2018, o artigo "Movendo multi-atratores para reduzir imprecisões paramétricas e efeitos de ruído", fruto da colaboração do egresso Rafael Marques da Silva e do professor Marcus W. Beims, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o aluno Nathan Nicolau e orientação do professor Manchein, foi escolhido para compor a seção de destaques, chamada Kaleidoscope, da renomada revista norte-americana Physical Review E.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h