Time sênior de ginástica rítmica da Udesc Cefid/Adiee
levou quatro medalhas de ouro no Paraguai - Foto: Div.
O
programa de extensão Núcleo de Estudos de Ginástica do
Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), subiu oito vezes ao pódio recentemente pelo Brasil em duas competições sul-americanas de ginástica rítmica e aeróbica, disputadas respectivamente em Assunção, no Paraguai, e em Buenos Aires, na Argentina.
No Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, realizado entre 30 de junho e 5 de julho, em Assunção, a equipe conquistou quatro medalhas de ouro na prova de conjuntos da categoria sênior A.
Essas quatro vitórias foram obtidas nas provas de conjunto geral, em que somaram 42.650 pontos; de cinco bolas, com nota 19.650; misto, que inclui arco e maças, com 20.300; e por equipe, que consiste na soma dos conjuntos com as provas individuais, nas quais competiram ginastas de outros grupos do Brasil.
A equipe de ginástica rítmica da Udesc Cefid com a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee) teve as atletas Alice Kraeski, Amanda Picoli, Emilly Santos, Larissa Silva, Marcela Pinheiro e Roberta Goudel e foi liderada pela treinadora Maria Helena Kraeski, atual chefe do
Departamento de Educação Física do centro.
Para a treinadora, os resultados representam uma grande conquista para a instituição, já que as atletas fazem parte do programa de extensão há muitos anos.
Campeonato e Copa Sul-Americana 2026
No Campeonato e na Copa Sul-Americana 2026, que ocorreram entre 8 e 12 de julho, em Buenos Aires, a equipe de ginástica aeróbica da Udesc Cefid/Adiee também subiu ao pódio quatro vezes.
Acompanhado pelas treinadoras Maria Helena e Maria Bernadete Gette, o grupo conquistou três medalhas de prata na categoria youth do Campeonato Sul-Americano.
A primeira foi no individual feminino, com a ginasta Elô do Rio Apa Schilickmann; a segunda, no trio com Ana Clara Machado Cardozo Rashke, Luiza Moritz Pires e Elô; e a última, com o grupo, também composto por Ana Clara, Luiza e Elô, além de Jardel Moritz e Isabella Schaffrath.
As atletas Alice Diniz e Lara Floriani também se destacaram na competição, ocupando respectivamente a quarta colocação no sênior e a sétima colocação no júnior.
Já na Copa Sul-Americana de Clubes, a Udesc Cefid/Adiee foi representada duas vezes na categoria youth, novamente pelas atletas Luiza, que conquistou medalha de bronze, e Ana Clara, que ocupou a quinta posição.
Entre 3 e 13 de setembro, a equipe voltará a representar o Brasil, desta vez no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica, que será realizado em Pamplona, na Espanha.
Sobre o programa
O Núcleo de Estudos da Ginástica da Udesc Cefid oferece aulas gratuitas de iniciação e aperfeiçoamento em ginástica rítmica e aeróbica para crianças e adolescentes.
As aulas das turmas ocorrem duas vezes na semana, de segunda a quinta-feira, de manhã e tarde, no Instituto Estadual de Educação, no Centro de Florianópolis, dentro da parceria entre o núcleo da Udesc Cefid e a Adiee.
Mais informações
Mais informações sobre o núcleo podem ser obtidas pelo perfis da Udesc Cefid/Adiee no Instagram (
ginástica rítmica e
ginástica aeróbica).
Novidades da Udesc Cefid também estão disponíveis nas mídias sociais do centro:
Instagram,
Facebook,
X (Twitter),
Bluesky e
WhatsApp.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Estagiária de Jornalismo Luisa Paz
E-mail: comunicação.cefid@udesc.br
Telefone/Whatsapp: (48) 3664-8637
* Sob supervisão do jornalista Rodrigo Brüning Schmitt