A aula terá o tema "Atuação do fisioterapeuta no transtorno do espectro do autismo", com a professora Danúbia de Sá Caputo, que é doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), atua nessa instituição e dirige o Departamento de Ensino e Pesquisa da Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC).
A docente tem experiência profissional no atendimento de crianças com alterações neurológicas e coordena o projeto de pesquisa "Efeito do exercício de vibração de corpo inteiro e da estimulação transcraniana por corrente contínua na sintomatologia de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo", financiado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
De acordo com a chefe do Departamento de Fisioterapia da Udesc Cefid, professora Fernanda Romaguera Pereira dos Santos, a aula inaugural do semestre abordará os seguintes tópicos: definição do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); sintomatologia e diagnóstico; comorbidades relacionadas; atuação multidisciplinar; atuação do fisioterapeuta no TEA; e educação em saúde no contexto do TEA.
Esse encontro está sendo promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Udesc Cefid, pelo Departamento de Fisioterapia e pelo Grupo de Pesquisa sobre Aspectos Funcionais, Ortopédicos e do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Foca), que é vinculado ao Laboratório de Desenvolvimento e Controle Postural (Ladescop). Confira mais detalhes.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
WhatsApp: (48) 98801-7729
Telefone: (48) 3664-8637
Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no Portal da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ao continuar navegando no Portal, você concorda com o uso de cookies.