Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/10/2021-17h00

Aulas na Udesc Esag com opção de participação presencial: tire todas as suas dúvidas

Estudantes dos cursos de graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão participar presencialmente das aulas de mais de 120 disciplinas a partir de 8 de novembro. Mas essa presença em sala de aula será opcional.

É importante deixar claro que ainda não se trata de retorno ao ensino presencial. Os professores continuarão dando suas aulas de modo remoto e todos os alunos que assim preferirem poderão continuar no ensino on-line, normalmente. Como isto é algo novo, preparamos um guia de perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas.


Como vai funcionar?

Em algumas disciplinas, definidas por cada curso, os professores continuarão com suas aulas on-line, mas estarão fisicamente nas salas da Udesc Esag. Respeitados os protocolos de segurança sanitária, os alunos que quiserem poderão participar dessas aulas na sala onde estará o professor. Assim, algumas disciplinas poderão ter, ao mesmo tempo, alunos participando remotamente e outros fisicamente em sala de aula.

Quando começa?
Essa modalidade começa a ser oferecida a partir de 8 de novembro. Ela foi cuidadosamente planejada, com consulta aos professores, indicação das disciplinas pelos departamentos responsáveis pelos cursos, preparação dos docentes e instalação de equipamentos nas salas para a transmissão das aulas ao vivo.

Poderei participar de qualquer disciplina presencialmente?
Nem todas. Das 224 disciplinas a serem oferecidas neste semestre pelos três cursos, pelo menos 120 terão essa opção de participação dos alunos em salas de aula. Outras 23, com professores contratados recentemente por processo seletivo, ainda poderão ser acrescentadas à lista. Nas restantes 81 matérias, as aulas continuarão exclusivamente no modo remoto. 


Consulte as listas de disciplinas com opção de participação presencial, por curso:


Porque só algumas disciplinas terão essa opção?
Os departamentos responsáveis pelos cursos de graduação mapearam as disciplinas que poderiam ser oferecidas com a possibilidade de participação presencial. Foram priorizadas as matérias mais complexas, as com atividades práticas e as disciplinas das fases iniciais – já que esses alunos estão com aulas remotas desde o início de seus cursos.

Qualquer aluno dessas disciplinas poderá participar presencialmente das aulas?
Conforme determina a Resolução 050/2020 - Consuni, os estudantes que desejarem frequentar presencialmente as aulas devem apresentar comprovante de vacinação ou laudo médico com a impossibilidade de realizá-la. O documento deve ser enviado pelo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) e verificado pelo professor. Consulte este tutorial para saber como enviar o comprovante de vacinação pelo Siga. 

Mas não vai dar aglomeração nas salas de aula?
A presença física dos alunos nas salas de aula deverá respeitar o distanciamento, devidamente sinalizado dentro do espaço e já previsto no posicionamento das carteiras (que não deve ser alterado durante as aulas). Para isso, a capacidade máxima de cada uma delas foi reduzida, variando entre 8 e 19 estudantes. Consulte aqui a tabela com o limite de alunos por sala.

E se não couber todo mundo?
Para que seja respeitada a capacidade máxima de cada sala, os professores consultarão previamente os alunos matriculados em suas disciplinas sobre o interesse na participação presencial. Caso o número de interessados seja maior que o limite, a turma será dividida em subgrupos que participarão presencialmente em períodos alternados. Enquanto um subgrupo estiver em sala de aula, o outro estará, ao mesmo tempo, no ensino remoto. Assim, todos poderão interagir com os professores e colegas da disciplina de forma simultânea.

Que outros cuidados foram tomados para evitar contaminação pelo vírus?
As áreas de circulação do centro e as entradas das salas de aula contam com dispensadores de álcool em gel e sinalização sobre o adequado uso de máscaras e práticas preventivas ante a pandemia. Os professores estão orientados a reforçar a comunicação sobre os cuidados.

Se eu optar pelo presencial e um dia não puder ir, recebo falta?
Não. As normas adotadas pela Udesc para o ensino remoto atual, como avaliações exclusivamente on-line e a não cobrança de frequência, continuarão as mesmas. Segue valendo o que está previsto na Resolução 050/2020 – Consuni, que regulamenta a oferta de disciplinas e demais atividades pedagógicas na Udesc durante a pandemia de Covid-19.

E se eu optar por uma modalidade (remota ou presencial) e depois mudar de ideia?
Caso o estudante manifeste a intenção de alterar sua situação após 8 de novembro, o professor pode averiguar esta possibilidade e ajustar a listagem dos estudantes em situação remota e presencial. Nas situações em que estudantes manifestarem a intenção de frequência presencial e não comparecerem às atividades, o professor pode contatar o estudante para verificar se houve alteração para então efetuar ajustes nas listagens.

A cantina do centro vai estar aberta para quem fazer aula presencial?
Não. A universidade não tem previsão de reabertura das cantinas do campus neste ano, então não será possível comprar alimentos e bebidas para fazer um lanche no intervalo das aulas. O espaço da cantina, no entanto, estará disponível para uso e convivência respeitando-se as regras sanitárias e com um forno micro-ondas para uso coletivo.

A biblioteca vai estar aberta?
Sim. A Biblioteca Central estará aberta diariamente das 9h às 20h, mas exclusivamente para empréstimo e devolução de livros.

Ainda tem dúvidas?

Mais informações podem ser obtidas com as chefias dos departamentos de Administração Empresarial (isabela.muller@udesc.br), Administração Pública (janice.bogo@udesc.br) e Ciências Econômicas (patrícia.bonini@udesc.br), ou com a Direção de Ensino de Graduação (deg.esag@udesc.br).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h