Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

26/02/2025-13h28

Aya Laboratório da Udesc Faed exibe mostra (com)fabulações raciais no bloco central

Bandeiras ficarão expostas no bloco central da Udesc  Faed até o final de março. Foto: Ascom Faed
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (Aya), e em parceria com outras instituições e grupos, promove até o final de março a exposição "(com)fabulações raciais", no bloco central do centro de ensino, no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

A mostra é parte integrante do projeto de extensão Circuito de Exposições Poéticas da Relação e exibe várias bandeiras com produções artísticas que dialogam com os campos das relações raciais. Conta ainda com colaboradores como o Armazém Coletivo Elza e do Ebó Epistêmico da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). 

De acordo com a professora Juliana Crispe, integrante do Aya e coordenadora da exposição, o objetivo é "provocar deslocamentos não apenas no olhar do espectador, mas em nosso campo de possibilidades de afetar e ser afetado frente aos aprisionamentos que o imaginário da branquitude e suas operações racistas nos impõem".

As obras são de autoria de Binário Armada, Cássio Markowski, Gugie Cavalcanti, Matheus Trindade (Trindadead), Moara Tupinambá , Renata Felinto. Rusha, Sérgio Adriano H e Soberana Ziza. 

Sobre o Circuito de Exposições Poéticas da Relação

O Circuito de Exposições Poéticas da Relação surgiu a partir de uma ideia da professora Juliana Crispe, compartilhada com outras docentes da Udesc, para realizar exposições artísticas durante o segundo Encontro Internacional Pós-Colonial e Decolonial, organizado pelo Aya Laboratório, em 2022. A partir da primeira experiência, naquele ano, o circuito foi transformado em um projeto de extensão dentro do laboratório.

"O objetivo é sempre trazer exposições de artistas afrodecendentes e indígenas, a partir de uma perspectiva de conhecimento multidisciplinar, assim como articular ações com outros programas de extensão e grupos, produzindo um rico material de divulgação histórica", considera da professora Cláudia Mortari, que coordena o Aya Laboratório.

Em outubro de 2024, por exemplo, foi promovido um circuito de exposições com visitação gratuita, distribuidas em um museu, uma galeria de arte e universidades na cidade de Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br  

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Bandeiras ficarão expostas no bloco central da Udesc  Faed até o final de março.
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h