Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/06/2020-15h14

Bacharel em Violino pela Udesc Ceart é semifinalista em concurso europeu

Gabriel Vieira é o primeiro latino-americano semifinalista escolhido em renomada competição de violino jazz que acontecerá em Julho, na Polônia.

O músico também foi contemplado no Edital “Arte como Respiro” da Fundação Itaú Cultural, em Maio. Imagem: Instagram/Arquivo Pessoal
Gabriel Leonardo Vieira, bacharel desde 2013 em Música (Violino) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é o primeiro latino-americano a ser semifinalista na “Seifert Competition”, uma competição de violino jazz, na Polônia. O evento ocorre de dois em dois anos e seleciona músicos do mundo inteiro. O musicista enviou sua inscrição em março, contendo três faixas musicais, uma de violino solo e duas junto com um quarteto. A semifinal irá acontecer nos dias 8 e 9 de julho, e a final em 10 de julho e será em formato de live nas redes sociais da competição, por conta do isolamento social. Gabriel afirma: "para mim foi muito impactante passar nessa competição, estou muito feliz por representar o Brasil".


Além disso, Gabriel também foi o único catarinense selecionado no edital de emergência “Arte como Respiro” da Fundação Itaú Cultural. Este contempla um prêmio que visa movimentar a economia criativa, em tempos de pandemia, em que muitos artistas estão com poucas oportunidades. Para participar, Gabriel enviou três músicas autorais de violino solo e está aguardando o agendamento de sua apresentação. Atualmente, o violinista está movimentando suas redes sociais, por meio de lives em parceria com diversos músicos.


Sobre a trajetória do músico

Gabriel Vieira foi incentivado pelo pai a seguir carreira musical desde a infância. Começou a tocar violino aos 9 anos de idade, na casa escola de música Villa-Lobos, em Joinville e depois, no Centro de Cultura SCAR, em Jaraguá do Sul. Ingressou no a Udesc Ceart em 2008, onde concluiu os estudos na Graduação.

Para saber mais sobre o músico e o trabalho realizado por ele acesse o perfil do Instagram.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h