Premiação valoriza a criatividade e o protagonismo da comunidade acadêmica.
Centro concorre em três categorias. Foto: Laura Braitt
Nesta quarta-feira, 11, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulga os vencedores do
1º Prêmio Udesc de Inovação. A cerimônia de premiação será às 15h, no auditório do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo
YouTube. O Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) concorre com três representantes na final, nas categorias: aluno/a de pós-graduação, projeto e setor.
A divulgação dos finalistas foi realizada pela universidade no dia 27 de maio , por meio da
Coordenadoria de Projetos e Inovação (Cipi). Os trabalhos submetidos por estudantes, técnicos, professores e egressos foram avaliados segundo critérios como relevância, originalidade e impacto das inovações, levando em conta as especificidades de cada categoria.
Conheça a seguir os finalistas pela Udesc Ceart.
Aluna de pós-graduação
Na
categoria aluno/a de pós-graduação, concorre a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), Patrícia Natividade de Pinho Machado. O trabalho inscrito pela pesquisadora é uma obra áudio-performativa intitulada “Le guide de bienvenue: l’histoire s’ecrit maintenant”, desenvolvida durante seu estágio doutoral na Universidade de Concordia (Canadá).
Criado de forma colaborativa com pessoas solicitantes de refúgio, o projeto articula práticas corporais, escuta ativa e produção sonora em múltiplas línguas como dispositivo de acolhimento em centros de recepção na província do Quebec. A proposta une arte, saúde mental e integração social, sendo ativada em hotéis e abrigos como forma de criar experiências sensíveis de pertencimento e ressonância.
“A inovação surge como resposta à experiência de desterritorialização sensível vivida por pessoas em situação de refúgio, especialmente nas primeiras semanas de chegada a um novo país”, conta. As experimentações aconteceram entre entre abril e agosto de 2024 em três hotéis de transição que acolhem pessoas solicitantes de refúgio – famílias deslocadas de seus países de origem devido a conflitos, perseguições ou outros eventos traumáticos.
Desde a sua estreia, em agosto do ano passado, a obra integra o acervo permanente das ações de acolhimento oferecidas pelo
Welcome Haven, programa comunitário vinculado à Divisão de Psiquiatria Social e Transcultural da Universidade McGill.
Patrícia falou da relevância de seu trabalho estar na final do prêmio para o campo das artes. “Eu acredito na importância de propostas artísticas, especialmente da pedagogia das Artes Cênicas, serem selecionadas e reconhecidas em um prêmio de inovação”, disse. Para ela, isso representa “uma validação da ciência da estética, da ciência da percepção, da ciência da criação vinculadas a projetos de inovação”.
Projeto
Na
categoria projeto, concorre ao prêmio o trabalho “Desenvolvimento e implementação da plataforma digital MD3E (Método de Desdobramento em 3 Etapas)”, de autoria do professor Flávio Anthero Nunes Vianna dos Santos, do Departamento de Design da Udesc. Para o docente, ser finalista no 1º Prêmio Udesc de Inovação é uma oportunidade de divulgar o projeto e valorizar as iniciativas desenvolvidas por professores e alunos que apresentam potencial para contribuir com a sociedade.
Flávio conta que a plataforma digital MD3E é baseada em um método aberto de projeto e tem por objetivo auxiliar professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de metodologia de projeto em cursos de Design, podendo ser utilizada em diversas disciplinas dentro da estrutura curricular. “O sistema permite que docentes e discentes possam interagir dentro de uma filosofia participativa de construção do conhecimento, valorizando experiências e vivências individuais de forma associada ao ensino teórico-prático das disciplinas projetuais e sua aplicação coletiva”, explica.
Com uma interface gráfica e intuitiva, o MD3E funciona como uma plataforma onde o projeto vai ser desenvolvido, detalhando cada uma das etapas a serem realizadas e descrevendo o que precisa ser feito e como deve ser feito. Por meio dela, professores podem acompanhar com clareza todo o trajeto percorrido e avaliar não apenas o resultado apresentado pelo aluno, mas também seu método.
Com foco nos cursos de Design, a plataforma está disponível para acesso público e gratuito. A interface é responsiva e de fácil acesso em sala de aula por meio de dispositivos móveis (celulares e tablets) e computadores. Confira uma apresentação
neste vídeo e acesse a plataforma
neste site.
Setor
Na
categoria setor, a Direção de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG/Ceart) concorre com a Política de Ações Afirmativas nos Programas de Pós-Graduação do centro. A construção do documento, iniciada em 2022, foi subsidiada por estudos teóricos, análise de normativas de outras universidades públicas e escuta da comunidade acadêmica. A primeira publicação se deu por meio da Resolução Conceart nº 009/2022 e,
no ano passado, foi atualizada pela Resolução Conceart nº 013/2024.
“Ficamos muito felizes com o reconhecimento do trabalho que a DPPG vem desenvolvendo no âmbito das políticas de ações afirmativas do centro. Trata-se de um esforço coletivo que envolve os seis PPGs, com a participação de suas coordenações, técnicas e técnicos, Secretaria de Ensino de Pós-Graduação e estudantes”, destaca a professora Viviane Beineke, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação na Udesc Ceart.
A política regulamenta o acesso e a permanência de pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, com deficiência e trans na pós-graduação do centro, garantindo o mínimo de 43% de vagas reservadas a esses grupos e outros definidos pelos próprios programas. Além de critérios relativos ao ingresso e distribuição de bolsas, a partir da política, ações afirmativas são implementadas nos editais do
Programa de Ações Afirmativas, Formação e Divulgação Científica (PAAFI-PG) e do
Programa de Internacionalização e Ações Afirmativas da Pós-Graduação (PIAA-PG).
As duas iniciativas – PAAFI-PG e PIAA-PG – foram inéditas no âmbito da pós-graduação da Udesc. Viviane explica que o diferencial está no rompimento com lógicas meritocráticas nos processos de ranqueamento. “Ao invés de adotar critérios que privilegiam estudantes com maior capital econômico, acadêmico e cultural, esses editais adotam outros critérios e priorizam estudantes em vulnerabilidade social e/ou pertencentes aos grupos contemplados na política, bem como critérios relacionados à classificação qualitativa dos eventos e tempo de curso do estudante”, detalha.
As ações da política são articuladas e acompanhadas pela Comissão de Ações Afirmativas da Pós-Graduação (CAFI/Ceart), vinculada à DPPG/Ceart, que conta com professores representantes de todos os PPGs do centro, além de discentes e representantes do corpo técnico, sob coordenação da professora Viviane Beineke. Acesse a Política de Ações Afirmativas nos Programas de Pós-Graduação da Udesc Ceart
nesta página.
Serviço
O quê: 1º Prêmio Udesc de Inovação
Quando: quarta-feira, 11 de junho, às 15h
Onde: auditório da Udesc Esag – Campus I (Av. Madre Benvenuta, 2037 - Itacorubi, Florianópolis/SC)
Transmissão ao vivo: Canal da Udesc no YouTube
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cipi.reitoria@udesc.br
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350