Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/05/2021-13h02

Centro de Ciências Humanas e da Educação da Udesc comemora 58 anos com sarau virtual

Centro mais antigo da Udesc completa 58 anos em 08 de maio (Foto: Carol Hommerding/Ascom Udesc Faed)
O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), unidade de ensino considerada o marco inicial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), completa 58 anos neste sábado, dia 8 de maio de 2021.

A Faed foi criada pela Lei nº 3.191, em 8 de maio de 1963, inicialmente denominada Faculdade de Educação. O nome do centro foi alterado somente em 2006, com o novo Estatuto da Udesc, porém a sigla Faed foi mantida devido à sua importância histórica.

O centro de ensino completa 58 anos sendo referência na área de Educação e das Ciências Humanas.

A unidade conta com os cursos presenciais de graduação em Biblioteconomia com habilitação em Gestão da Informação (bacharelado), Geografia (bacharelado e licenciatura), História (bacharelado e licenciatura) e Pedagogia (licenciatura). Em 2020 lançou o curso de Biblioteconomia a Distância, o primeiro curso do centro nesta modalidade.

A cada semestre os egressos dos cursos da Udesc Faed são destaque nas aprovações em concursos públicos e processos seletivos de pós-graduação, além de atuarem em empresas e instituições públicas e privadas.

A Udesc Faed também conquistou reconhecimento nacional e internacional por suas pesquisas nas áreas de Educação e Ciências Humanas.

O centro abriga cinco programas de pós-graduação de excelência: Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) com mestrado e doutorado; Programa de Pós-graduação em História (PPGH) com mestrado e doutorado; Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPlan) com mestrado e doutorado; Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação (PPGInfo) com mestrado profissional; e integra o Mestrado Profissional em Ensino de História em rede (ProfHistória).

Em 2021 o centro conta com um corpo técnico formado por 43 técnicos universitários, e um corpo docente com 59 professores efetivos e 26 professores substitutos. O corpo discente é composto por 1.015 estudantes de graduação, 187 estudantes da modalidade a distância, e 458 alunos cursando pós-graduação.

A Udesc Faed está presente na comunidade por meio de dezenas de programas e projetos de extensão universitária, além de desenvolver projetos de pesquisa de excelência na graduação e pós-graduação nas áreas de Educação, História, Gestão da Informação e Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.

Em 58 anos de existência a Udesc Faed já formou 7.207 profissionais que se destacam em suas áreas de atuação contribuindo para a formação das pessoas e para o desenvolvimento da sociedade em Santa Catarina, no Brasil e no exterior.

"Ao longo desses 58 anos de história, tanto os cursos de graduação quanto os cursos de pós-graduação da Udesc Faed têm se destacado por sua relação e compromisso público na formação de professores e professoras, pesquisadores e pesquisadores, e profissionais autônomos e liberais, que atuam nas redes de ensino da educação básica, no ensino superior e em diversas instituições, empresas, ONGs, dentre outras, produzindo conhecimento e formando cidadãos críticos, por meio da excelência no ensino, na pesquisa e na extensão visando a transformação e desenvolvimento de uma sociedade plural", ressalta o diretor geral do centro, professor Celso João Carminati.

Sarau Virtual


Para marcar a data comemorativa a Direção Geral da Udesc Faed convidou o professor Jeferson Silveira Dantas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para um sarau virtual.

A atividade pode ser acessada no canal da Udesc Faed no Youtube e marca também a recepção da direção do centro aos docentes, técnicos e estudantes no retorno ao primeiro semestre de 2021, que inicia na próxima semana.



Além da apresentação do sarau, o professor Jeferson Dantas presenteou a comunidade acadêmica da Udesc Faed com 58 cds do Grupo Casa da Ginga, do qual faz parte, com composições poético-musicais que integram a programação da Rádio Udesc FM. Os servidores e estudantes da Udesc Faed interessados em ganhar um exemplar do cd podem enviar um e-mail para dex.faed@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: comunicacao.faed@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8512


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h