Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/09/2022-14h41

Centro Integrado de Cultura recebe o concerto Raízes II formado por músicos da Udesc nesta sexta

Raízes II é formado por músicos do Programa de Pós-Graduação em Música e da graduação em Música da Udesc Ceart

Imagem: Divulgação.
A série de apresentações dos concertos “Raízes II”, viabilizadas por meio do Prêmio do Edital Campus de Cultura 2022 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), chega na sua 3º apresentação nesta sexta-feira, 30 de setembro, no espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A entrada é franca e é aberto a todos os públicos.

Raízes II é formado por músicos do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) e da graduação em Música, do Centro de Artes, Design e Moda da Udesc.Formam o grupo 11 artistas, no piano, canto e violão: Alexandre Dietrich, David Ardigo, Luis Claudio Barros, Juliana Ribarolli Pereira da Silva, Maria Bernardete Castelan Póvoas, Weliton de Carvalho, Eduardo Trojan, Kaio Moraes, Eduardo Moreira de Medeiros, José Rui Fernandes Pedroso e Leonardo Mueller.

Programa
O programa do concerto contempla obras musicais de compositores brasileiros como Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth e outras manifestações de origem ibérico-latina. No repertório estão ritmos e melodias populares, em duos para piano, canções para canto e piano, além de peças solo para piano e violão, que representam o populário como raízes nacionais e hispânicas . Serão explorados ritmos e componentes musicais mesclados por origens diversas, agregados à cultura nacional, representados em danças como o Frevo e o Samba, em rituais como o Maracatu, além da Valsa, o Chorinho e a Seresta.  De acordo com os músicos são apresentadas composições nas quais a inspiração se ateve aos elementos musicais rítmicos e melódicos de tradições populares, apresentadas de forma a criar concepções performáticas que agregam valores de tradições culturais. 

Na ocasião, o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre cada composição, por meio de comentários apresentados, que falam sobre a história dos compositores, a contextualização histórica, além de informações sobre as obras apresentadas.

A última apresentação da série está marcada para o dia 10 de outubro, às 19h. O concerto será no auditório do Departamento de Música (DMU), da Udesc Ceart.

SERVIÇO – Concertos Raízes II 
Quando: dia 30 de setembro de 2022, às 20h.
Onde: Espaço Lindolf Bell - CIC
Av. Gov Ireneu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis.
Quanto: Grátis.

Quando: dia 10 de outubro de 2022, às 19h.
Onde: Auditório do Departamento de Música/Udesc Ceart.
Av. Madre Benvenuta,1907- Itacorubi, Florianópolis.
Quanto: Grátis. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone/WhatsApp: +55 (48) 3664-8350 


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h