Atividades gratuitas vão abordar pesquisa na área da cerâmica, além da prática de construção de forno.
O Departamento de Artes Visuais (DAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) oferece em novembro, de 4 a 6, uma série de palestras e um curso focado em técnicas de cerâmica e construção de fornos alternativos. As atividades serão ministradas pelo ceramista-artista, professor e arqueólogo Guilherme Dias Macedo, que abordará processos e caminhos da arte cerâmica.
A iniciativa é do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart), por meio do Núcleo Pedagógico de Educação e Arte (Nupeart) e Programa de Extensão Pro…MOVE, Núcleo de Acessibilidade Educacional (NAE) e Laboratório Institucional de Cerâmica (LIC). O evento será realizado na sala “Ateliê de Cerâmica”, localizada no DAV.
As atividades são gratuitas e abertas à comunidade e destinam-se a pessoas interessadas em cerâmica, suas técnicas e o estudo de fornos alternativos. Para participar, é necessário se inscrever por meio de formulário online até 04/11 (links disponíveis abaixo). Não há requisitos ou critérios de seleção para a inscrição, que serve apenas como registro interno.
Palestras
-
04/11, às 9h30: "Arqueologia e Cerâmica: caminhos até o barro". Inscrições
-
05/11, às 9h30: "Entre pesquisa, prática e objeto: argilas e tecnologias cerâmicas". Inscrições
Curso
-
04 e 05/11, às 14h; e 06/11, às 9h30: "Técnica de Construção e operação de forno tipo Condorhuasi com queimador atmosférico". Inscrições
Será oferecido certificado aos participantes. A carga horária prevista é de 6 horas para as palestras e 60 horas para o curso. Para receber a certificação, é preciso preencher a lista de presença e comprovar 75% de aproveitamento.
Sobre o ministrante
O evento será ministrado pelo ceramista-artista Guilherme Dias Macedo (também conhecido como Guile), nascido em 1994, em Camaquã, RS. O professor possui formação em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e, desde 2016, tem dedicado suas pesquisas às tecnologias cerâmicas. Em seu ateliê, ele trabalha com a construção e operação de fornos a lenha, a gás, e também utiliza tornos Kerokuro (um torno de chutar de estilo coreano).
Sua pesquisa explora a relação entre as tecnologias cerâmicas históricas e os usos e técnicas dos artistas contemporâneos. Ele também tem como foco a exploração gradual de matérias-primas locais e residuais na cerâmica, como as argilas vermelhas regionais e as cinzas do forno a lenha, utilizadas na composição de vidrados (esmaltes).
Serviço
O quê: palestras e curso gratuito sobre cerâmica e fornos alternativos
Quando: 4, 5 e 6 de novembro
Onde: Ateliê de cerâmica, Departamento de Artes Visuais da Udesc – Av. Madre Benvenuta, 1907, Itacorubi, Florianópolis
Público-alvo: pessoas interessadas em cerâmica, suas técnicas e fornos alternativos
Inscrições: gratuitas e obrigatórias, via formulário online, até o dia 4 de novembro
Organização: Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Udesc, por meio do Departamento de Artes Visuais (DAV), com apoio do Nupeart, Pro…MOVE, NAE e LIC
Mais informações: acompanhe o Instagram do Nupeart
@nupeart.promove
Núcleo de Comunicação Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: +55 (48) 3664-8350