O
ciclo de palestras "Reflexões interdisciplinares sobre a pandemia", realizado entre abril e junho pelo Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi tema de um dossiê publicado na revista
Criar Educação, periódico de pós-graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
Acesse a revista.
Realizado de forma online, o ciclo de palestras foi uma iniciativa do grupo de pesquisa Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sul, coordenado pela professora
Roselaine Ripa.
No dossiê, os autores apresentam diversas discussões e reflexões envolvendo a área da Educação, entrelaçando análises sobre as seguintes temáticas:
-
importância da Filosofia como campo do saber que se opõe às explicações dogmáticas;
-
adoção da educação a distância na educação básica;
-
inclusão e exclusão digital no isolamento social;
-
mediação pedagógica online e educação midiatizada por tecnologias digitais;
-
implicações do isolamento social para as pessoas com deficiência;
-
aspectos relacionados à sexualidade, aos afetos e desafetos nos diferentes relacionamentos;
-
relações entre educomunicação e sustentabilidade.
Transformações sociais
Segundo Roselaine, as palestras tiveram como foco as transformações sociais provocadas pela pandemia do novo coronavírus e suas relações com temáticas da educação.
"O ciclo atingiu, em média, 270 pessoas por dia, ou seja, por volta de 2.160 acessos no tota"”, afirma a coordenadora, que destaca o pioneirismo da Udesc Cead na divulgação do tema em periódicos acadêmicos.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010