Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/12/2025-18h49

Ciência e arte marcam celebração do Dia Mundial do Solo na Udesc Lages

Programação incluiu palestras com profissionais da região e lançamento de exposição de solo e arte

Exposição Reminiscência segue aberta ao público no hall do Curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages até esta quinta-feira, 11. Fotos: Karen Candido
Em comemoração ao Dia Mundial do Solo, o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Udesc Lages diversificou a agenda na sexta-feira, 5. Quatro palestras focadas na gestão sustentável e na saúde do solo concentraram-se no Auditório Pinhão, do curso de Engenharia Florestal, entre 8h30 e 12h. No mesmo prédio, o Museu dos Solos lançou, também pela manhã, a exposição Reminiscência: solo e arte, com telas pintadas com tintas feitas de solo.


Palestras voltadas à formação acadêmica

Organizadas pela coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS), as palestras realizadas são parte de um projeto de extensão fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com abordagem voltada a desafios contemporâneos das cidades, a programação deste ano destaca a conexão direta entre a qualidade do solo e a vida urbana.

Com temáticas que perpassam desde a saúde do solo e temas urgentes para a região, como a relação entre solos e enchentes, até a importância da arborização e das hortas urbanas, a programação voltou-se à comunidade acadêmica. Conforme a coordenadora do PPGCS, profª Drª Mari Lucia Campos, “a atividade foi de grande relevância científica, ambiental e formativa, alinhada às discussões contemporâneas sobre sustentabilidade e gestão dos solos urbanos”.


O ciclo reuniu especialistas da Udesc, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e da Defesa Civil para compor as mesas:

• Saúde do Solo (Prof. Dr. Osmar Klauberg Filho, da Udesc Lages)
• Arborização e Saúde nas Cidades (Profª Drª Maria Raquel, da Udesc Lages)
• Hortas Urbanas (Prof. Dr. Fernando Zinger, do IFSC Lages)
• Enchentes e Solos das Cidades (Dr. Filipe Antonio Wroblescki, da Defesa Civil)


Reminiscência: Exposição de Solo e Arte

A exposição lançada na manhã na sexta-feira, 5, segue aberta ao público no hall do prédio do Curso de Engenharia Florestal do Centro de Ciências Agroveterinárias até esta quinta-feira, 11. As telas pintadas com tinta feita de solos revelam o resultado de um projeto que harmoniza pesquisa, cultura, identidade e preservação, convidando o público a conhecer como cada artista traduziu suas histórias, sentimentos e reminiscências em cores naturais.

O projeto é uma iniciativa do projeto de extensão Solo na Escola e Museu de Solos da Udesc Lages, idealizado pela bolsista e professora da educação básica, Camila de Matos Vieira. Estudante do Mestrado em Ciências do Solo, Camila tem como objetivo desenvolver materiais pedagógicos sobre uso e conservação do solo. Ela atende estudantes das instituições de ensino da região, explicando toda a formação solo, os processos de intemperismo – desgaste das rochas por agentes naturais – além de uso e conservação do solo.

A tinta é produzida, o solo é coletado dentro do contexto de cada artista, em lugares que visitam na região, em barrancos de estradas. “Após ser coletado, o solo é seco, triturado e peneirado. Com o pó pronto, não existe uma receita certa: reunimos um ‘tanto’ de solo para o mesmo ‘tanto’ de cola e adicionamos água aos poucos, misturando muito bem. As tintas podem serem armazenadas na geladeira em potes com tampas” – detalha a bolsista do projeto.

Camila trabalha na Escola Estadual de Educação Básica Emiliano Ramos e convidou o gestor da escola, Antonio Matos Vieira Junior, a ser integrante do projeto. Com formação acadêmica em Arte Educação com ênfase em artes visuais e professor da rede pública estadual desde 2008, Antonio sempre desenvolveu trabalhos relacionados às artes plásticas com os alunos e hoje participa do projeto com pinturas com solos. Futuramente haverá uma extensão do espaço para a atividade na Instituição, alinhando o incentivo a pesquisa cientifica no âmbito dos solos.

Os interessados podem agendar visitas ao Museu de Solos da Udesc Lages durante o ano todo. Para isto, basta entrar em contato por meio do perfil de Instagram do projeto, acessando o link para agendamento que se encontra na bio.


Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Exposição Reminiscência segue aberta ao público no hall do Curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages até esta quinta-feira, 11. Fotos: Karen Candido
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h