Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

07/03/2025-14h59

Clube de Leitura da Udesc inicia programação anual com encontro em 31 de março

Atividade online e gratuita é aberta à comunidade

Clube da Leitura da Udesc retorna com programação de  março a outubro. Arte: Divulgação
As inscrições para o Clube de Leitura Sem Censura, da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estão abertas para o primeiro encontro do ano, que acontece em 31 de março. O evento, online e gratuito, começa às 19h30 e será realizado por meio da plataforma Microsoft Teams.

Na edição inaugural, a obra abordada será “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Escrita inicialmente em 1955 como uma peça teatral dividida em três atos, a história equilibra tradição popular e elaboração literária. A leitura possui traços de linguagem oral e regionalismos relativos ao Nordeste, e a peça projetou Suassuna nacionalmente e foi considerada pelo crítico teatral Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.

Inscreva-se através do formulário online até a data do encontro.

Sobre o Clube e o cronograma para 2025

O Clube de Leitura Sem Censura é uma realização da BU da Udesc junto ao Sistema de Bibliotecas Integradas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Criado em 2019, acontece mensalmente com o objetivo de estimular a leitura e o pensamento crítico por meio de debates levantados pelos livros, além de aproximar a BU das comunidades acadêmica e externa.

Veja a programação para 2025, que vai até outubro:
  • 31/03 – “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna;
  • 28/04 – “A natureza da mordida”, de Carla Madeira;
  • 26/05 – “Extraordinário”, de R.J. Palácio;
  • 30/06 – “Vou te receitar um gato”, de Ishida Syoud;
  • 28/07 – “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez;
  • 25/08 – “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis;
  • 29/09 – “A cor púrpura”, de Alice Walker;
  • 20/10 – “De onde eles vêm”, de Jefferson Tenório.
O projeto fornece certificado aos participantes e tem curadoria de Juliana Topanotti. Para mais informações, acesse o site da BU.


Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7934
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Cronograma do Clube de Leitura Udesc em 2025
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h