Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/10/2025-17h45

Comemoração do Dia do Servidor provoca reflexão e riso na Udesc Joinville

Evento serviu também para lançamento de pesquisa organizacional

Suzana Carvalho (ao microfone) mistura técnicas em em palestra. Foto: Gleber Pieniz
A palestrante Suzana Carvalho fez rir e chorar os participantes do evento em homenagem ao Dia do Servidor, realizado quinta-feira, 30 de outubro, no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Udesc Joinville. Usando a própria trajetória como fio condutor do discurso, ela abordou a busca do bem-estar no trabalho e na vida pessoal. “Você no centro de tudo”, título que dá a sua apresentação, é na verdade uma atuação performática em que entram dinâmicas, vídeos, danças, piadas e uma oratória treinada em cursos profissionais. Por vezes, lembra um stand up, inclusive quando insere o relato de suas aventuras — espécie de intervenção urbana experimental em praças, calçadas, supermercados e outros ambientes, sempre em busca de “conexões com pessoas, histórias, momentos que dão sentido à vida”.

Ex-funcionária de uma grande empresa de tecnologia, Suzana acionava o modo automático assim que entrava no escritório. Cumpria o regulamento operacional e nada mais. Até que jogou tudo para o alto e foi à procura da tal felicidade. Depois de muitas atribulações, assumiu-se com o que chama de “comunicadora”, conceito amplo que inclui desde palestras até cerimônias de casamento. A experiência rende histórias hilárias e tocantes, que no fundo envolvem coragem, autonomia, solidariedade, autoestima e um sentido para a existência.

Para o diretor de Administração Márcio Metzner, o evento superou a expectativa. “Encontros desse tipo, que mexem com as pessoas, são fundamentais para quebrar a rotina do trabalho, melhorar a qualidade das relações e, por consequência, daquilo que se faz aqui”, afirmou. Márcio diz ter recebido relatos de pessoas que foram ao evento "meio a contragosto", por julgarem que era “mais uma palestra de autoajuda”, e que ao final saíram satisfeitas.

A coordenadora setorial de Recursos Humanos, Maristela Farias, uma das organizadoras, disse que essa primeira comemoração do Dia do Servidor na Udesc Joinville atingiu o objetivo. “Foi uma tarde de reflexão sobre ser servidor, mas com alegria”, ponderou.

Após a palestra, o diretor-geral do CCT, Leandro Zvirtes, anunciou o lançamento de uma pesquisa organizacional com o objetivo de avaliar a percepção dos servidores sobre o ambiente de trabalho. O questionário aborda aspectos como liderança, comunicação e condições de trabalho. Leandro a importância da participação de todos nesse levantamento para que a direção possa tomar decisões mais assertivas e promover o desenvolvimento tanto da instituição quanto da sua força de trabalho. A pesquisa já pode ser respondida neste formulário.

O encontro terminou com um sorteio de brindes entre os participantes inscritos e um coffee break de confraternização.


Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefones: (47) 3481-7882 e 3481-7922
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Diretor-geral Leandro Zvirtes entrega brinde
  • Maristela Farias (esquerda) com ganhadora de brinde
  • Confraternização serviu para integrar servidores
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h