Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/09/2016-18h03

Comissão de Biossegurança da Udesc avalia projetos envolvendo organismos geneticamente modificados

Todo projeto com OGM deverá passar pela comissão - Foto: Mirella Guedes/Ascom Udesc

A Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sediada no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages, está recebendo para análise e aprovação projetos que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs).

Instituições que utilizam técnicas e métodos para engenharia de genética ou realizam pesquisas com OGMs e seus derivados devem, obrigatoriamente, ter uma comissão interna. Na Udesc, todos os projetos deverão obter a aprovação da CIBio. "O apoio da lei garante que qualquer projeto envolvendo OGM passe pela comissão e seja aprovado conforme as normas específicas", diz o presidente da CIBio, Luiz Claudio Miletti.

A comissão interna atende às exigências da Lei Federal nº 8.974/95 e é encarregada de obter licenças junto à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, para o desenvolvimento das atividades que envolvam organismos geneticamente modicados.

Isso inclui qualquer entidade biológica, como vírus, bactérias, fungos, protozoários, linhagens celulares, animais e vegetais cujo material genético tenha sido alterado por técnicas de DNA recombinante, ou seja que possui fragmentos de DNA derivados de duas ou mais fontes.

Além de avaliar e revisar todas as propostas de atividades com OGMs e seus derivados, a comissão tem a função de identificar todos os fatores e situações de risco à saúde humana e ao meio ambiente e fazer recomendações a todos os envolvidos nos projetos e pesquisas.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h