Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/12/2016-18h10

Concerto de grupo de música experimental da Udesc une composições, vídeo, poesia e performance

GMEC estreia concerto nesta terça-feira. Arte: Carlos André Marques
Na próxima terça-feira, 13, às 20h, o Grupo de Música Experimental Contemporânea (GMEC) apresentará suas composições em concerto de estreia no Auditório do Departamento de Música do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.

Criado no primeiro semestre de 2016, o concerto da próxima semana será o primeiro do GMEC. O grupo, coordendo pelo professor Acácio Piedade (pianista e compositor), é formado por estudantes da Udesc e artistas convidados: Benedikt Mensing (violão), Cesar Damaceno (violão), Débora Remor (violino), Gandhi Martinez (piano e composição), Érico Miranda Schmitt (violoncelo), Silvana Leal (voz e poesia) e Rodrigo Moreira (baixo e composição).

O concerto, divivido em duas partes e dedicado ao compositor Pauline Oliveros e ao poeta Ferreira Gullar, falecidos recentemente, apresentará composições do grupo, em conjunto com poemas, vídeos e performance. O evento conta com a iluminação de Ivo Godois e Priscila Costa, e sonoplastia de Jefferson Nefferkturu.

Sobre o grupo

O GMEC, criado a partir do projeto de pesquisa A poética da criação Musical: desdobramentos, pesquisa e produção em composição, tem como objetivo realizar projetos de música experimental envolvendo linguagens musicais contemporâneas, música escrita e improvisação livre, música e poesia falada, música e imagem (criação multimídia, eletrônica e tecnologia).

O grupo trabalha a relação entre som, imagem e significado a partir de gestos (atos sonoros livremente improvisados associados metaforicamente a fenômenos físico-visuais ou imagens poéticas, e por roteiros (estruturas previamente criadas nas quais os gestos são concatenados no tempo da performance).

O grupo já produziu alguns trabalhos: o curta-metragem inédito Miragens do Porto, de Silvana Leal e Loli Menezes, tem a trilha sonoroa produzida pelo grupo com direção musical de Piedade. O GMEC também participou do concerto-exibição do filme Vidas Secas como parte da Jornada Música e Imagem em Movimento, organizado pela professora Tatyana Jacques, entre outros projetos.

Programa

Parte I
Lirismos Delirantes - composição: Acácio Piedade
Pequenas Ilusões - composição: Rodrigo Moreira; poemas: Silvana Leal
Ankh - composição: Gandhi Martinez; poemas: Silvana Leal

Parte II
Alinhavos - Linhagens II - composição e piano: Acácio Piedade;
poemas, vídeos e performance: Silvana Leal

Estreada em novembro de 2016 no 14º Encontro Nacional de Criatividade Sonora (ENCUN), em Porto Alegre, a performance Alinhavos - Linhagens II tem duração aproximada de vinte e cinco minutos e propõe cruzamentos e interações que alinhavam música, poesia falada e audiovisual. A ideia é alinhavar linhas da natureza, restaurar formas conhecidas, desdobrá-las, recriando-as através de música, imagem e palavra. Multiplicidade de linguagens que se interpenetram, que se estendem em um devir contínuo de traços em plasticidade móvel, que desenha o espaço visual e sonoro.

A composição faz parte de uma série de trabalhos de Silvana Leal intitulada Alinhavos. São obras plásticas, visuais, performáticas e sonoras utilizando as linhas como base de material compositivo – a linha como investigação na construção de formas e ações inusitadas. O vídeo é uma colagem de três trabalhos anteriores de Silvana que, alinhavados nesta obra, são recriados em outra concepção.

A obra musical criada pelo compositor Acácio Piedade para esta ação performática,  concebida para piano e eletrônica, está baseada na obra para piano solo intitulada Linhagens II, que está em fase de escritura. Assim como Linhagens I (inédita, para orquestra), esta obra tem como ideia geradora uma tábua de dezessete grupos ordenados de acordes e os dois significados da palavra "linhagem": de um lado, a costura desses acordes por linhas internas; de outro, o parentesco com o sistema harmônico tonal pelo uso de tríades.

A parte eletrônica de Alinhavos - Linhagens II  foi elaborada a partir de objetos sonoros criados com instrumentos musicais (tais como vibrafone, marimba, tímpano, bombo, pratos), sons de água, rangidos de madeira e outros materiais, alterados por manipulação e modulação digital.

Serviço:

O QUÊ: Concerto do Grupo e Música Experimental Contemporânea.
QUANDO: 13 de dezembro, às 20h.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart, Avenida Madre Benvenuta, nº 1.907, Bairro Itacorubi, Florianopólis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Email: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h