Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/12/2021-17h41

Conselho da Udesc Ceart aprova inclusão de Design e Moda no nome do centro

Imagem: Jonas Pôrto.
O Conselho do Centro de Artes (ConCeart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aprovou por unanimidade a inclusão das palavras “Design” e “Moda” no nome da unidade de ensino. A proposta, aprovada em 16 de dezembro, segue para apreciação do Conselho Universitário da Udesc (Consuni). Caso aceita, o “Ceart - Centro de Artes” passa a se chamar “Ceart - Centro de Artes, Design e Moda”. 

A professora Daiane Dordete, diretora-geral do centro, explica que essa demanda foi reavivada nos debates com a comunidade acadêmica durante as últimas eleições para Direção-Geral (DG) do Ceart. Além disso, a DG apresentou a proposta ao ConCeart para marcar os 25 anos que os departamentos de Design e Moda completaram em 2021. 

“Com esta mudança, o Centro de Artes abraça o Design e a Moda como áreas imbricadas nas Artes, mas com especificidades que as constituem e as definem, fortalecendo o pertencimento e o reconhecimento dos cursos e áreas que constituem nosso Ceart”, afirma a professora. Daiane também lembra que definir divisões e nomenclaturas das áreas de conhecimento é um processo dinâmico, “tanto na Capes e no CNPq quanto em outras instâncias, que mobiliza questões e mudanças necessárias para as próprias diretrizes nacionais oficiais, cuja revisão é constante”. 

Para Anelise Zimmermann, chefe do Departamento de Design (DDE), a inclusão dos termos é “bastante significativa” por destacar as particularidades e identidades de cada curso. “Essa mudança nos fortalece como centro, pois mostra o quão plural, dinâmico e interdisciplinar nosso centro é”, observa. Luciana Dornbusch Lopes, chefe do Departamento de Moda (DMO), concorda com Anelise, e diz que a mudança é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos cursos nos 25 anos de atuação, e inaugura uma nova fase de projeção da moda como área de conhecimento que vai além das fronteiras da Udesc.  

Alguns dos centros mais antigos da Udesc fizeram alterações semelhantes ao longo de suas histórias, mantendo as siglas: a ESAG, Escola Superior de Administração e Gerência, passou a se chamar Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas; o CEFID, que era Centro de Educação Física e Deportos, hoje é o Centro de Ciências da Saúde e do Esporte; e a FAED, Faculdade de Educação, alterou para Centro de Ciências Humanas e da Educação. Essas mudanças, comuns também em outras Instituições de Ensino Superior, mostram a ampliação dos cursos e das áreas de conhecimento nas instituições.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
e-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
(48) 3664-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h