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Notícia

26/11/2019-15h23

Consultorias de alunos da Udesc Esag trazem soluções para demandas de órgãos estaduais

 
Soluções apresentadas pelos estudantes melhoram processos internos e levam a gestão mais eficiente- Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag
Estudantes de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) apresentaram nesta segunda-feira, 25, os resultados de 10 consultorias desenvolvidas durante as aulas para atender demandas do governo do Estado. As conclusões foram relatadas aos gestores no auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis.

As consultorias foram realizadas por 10 equipes de estudantes do curso de graduação em Administração Pública da Udesc Esag (quatro do curso matutino e seis do curso noturno), dentro da disciplina Gestão de Sistemas de Informação, ministrada pelo professor Denílson Sell. As apresentações foram feitas em duas rodadas, uma pela manhã e outra à noite, conforme os turnos dos cursos.

Os relatórios trazem soluções para demandas de sete órgãos estaduais: as secretarias de Administração (SEA), de Saúde (SES), da Fazenda (SEF) e de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e o Instituto de Previdência (Iprev).

Manhã

Pela manhã, foram apresentados os resultados de quatro consultorias. Uma das equipes desenvolveu um processo mais claro e objetivo para concessão de pensões especiais (pagas pelo Estado a pessoas com certos tipos de deficiências, no valor de um salário mínimo), para melhorar a produtividade na aprovação do benefício pela Gerência de Remuneração Funcional (Geref) da SEA.

Na proposta, os alunos criaram um checklist de documentos (evitando atrasos na concessão pela falta de algum papel), um manual e uma cartilha para usuários e órgãos intermediários sobre o procedimento para obter o benefício, além da recomendação de uma ferramenta gratuita para gestão do processo.

Outras consultorias buscaram tornar mais eficientes o controle das demandas de zeladoria pelos órgãos instalados no Centro Administrativo do governo (SEA), os processos de estadualização e municipalização de rodovias (SIE), e a concessão de alvarás para eventos e instalações comerciais pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Noite

À noite, foram apresentadas as conclusões de mais seis consultorias. Um dos estudos, feito a pedido da Secretaria de Estado da Fazenda, propõe otimizar processos para captação e aplicação dos recursos de transferências voluntárias da União para o Estado. Um dos objetivos é evitar que o dinheiro precise ser devolvido, porque o governo estadual não conseguiu aplica-lo para o devido fim.

De acordo com a gerente de captação de recursos da SEF, Alexandra Furtado da Silva Dias, hoje as transferências voluntárias da União somam entre R$ 70 milhões e R$ 80 milhões ao ano. “A partir do mapeamento [feito pelos alunos da Udesc Esag] vamos discutir e criar novos procedimentos e esperamos dobrar este valor no próximo ano”, avalia a gerente, que demandou o estudo.

As outras consultorias apresentadas na noite desta segunda apresentaram soluções para evitar desperdícios nas compras de materiais feitas pela SEA e FCEE, racionalizar o fluxo dos processos de aposentadoria no Iprev e melhorar a gestão do estacionamento interno, do protocolo e de um dos setores da área de contabilidade da SES.

Consultorias disciplinares

Os estudos fazem parte do projeto Consultorias Disciplinares, uma parceria entre o Departamento de Administração Pública da Udesc Esag – que coordena o curso de graduação na área – e o Governo do Estado – por meio da SEA, do Escritório de Gestão de Projetos (Eproj) e do Escritório de Gestão de Processos (Eproc). Todas as apresentações foram acompanhadas pelo coordenador do Eproc, Marcelo Eduardo Schubbert, e pelo chefe do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag, professor Arnaldo José de Lima, além do professor Denilson Sell e gestores dos órgãos estaduais.

Os resultados de outras quatro consultorias, atendendo demandas das secretarias de Administração e de Saúde, foram apresentados na sexta-feira, 21, no auditório da SEA, em Florianópolis, por alunos do Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag.

Mais informações sobre o projeto de consultorias disciplinares podem ser obtidas com o Departamento de Administração Pública da Udesc Esag, pelo e-mail ap.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8212.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
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  • Estudantes apresentam resultado de consultorias a gestores do governo
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  • Grupo de estudantes que trabalhou nas consultorias (curso noturno)
  • Grupo de estudantes que trabalho nas consultorias (curso matutino)
  • Professor Arnaldo Lima, chefe do Departamento de Administração Pública
  • Professor Denilson Sell, responsável pela disciplina Gestão de Sistemas de Informação
  • Marcelo Schubbert, do Escritório de Gestão de Processos (Eproc) do Governo do Estado
 
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