Maestro Adair Lima (na foto, no aniversário do Geti)
comanda projeto - Foto: Fernando de Almeida
O programa de extensão
Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, tem realizado atividades de canto via WhatsApp durante o período de distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.
Desde a suspensão das aulas presenciais, familiares e idosos que integram o projeto de canto para a terceira idade (o Coral do Geti) fazem as atividades por meio do aplicativo, no qual são postados letras de melodias, áudios de músicas e explicações sobre arranjos musicais pelo maestro e voluntário do grupo Adair Lima.
Estudante da Udesc Cefid e voluntária do grupo, Liene Maria da Silva Pereira participa fazendo o aquecimento vocal dos integrantes, por meio de áudio. Também são realizadas explanações com fotografias sobre temas da época de trilhas sonoras originais e de grandes orquestras, acompanhadas pelas músicas.
Os participantes do coral solicitam músicas da sua preferência, reforçando a interatividade na ação. Os contatos do grupo via WhatsApp ocorrem diariamente, de segunda a sexta-feira.
Motivação
Para a coordenadora do Geti, Giovana Zarpellon Mazo, a iniciativa do maestro tem sido "maravilhosa, pois mantém os idosos motivados e alegres, fazendo que o distanciamento social não seja tão difícil". "Como afirma o dito popular, quem canta seus males espanta", destaca a docente.
Lima diz que a iniciativa "busca criar alternativas para abordar temas e assuntos musicais, e o contato diário, apesar da distância, cria momentos de alegria e divertimento por meio do canto e da música, além de uma rede de apoio e suporte social para enfrentar distanciamento social com mais tranquilidade, disposição e segurança".
Como os idosos mais longevos do grupo não têm familiaridade com o aplicativo, a ação conta com o apoio de familiares para viabilizar a participação de todos.
"Os depoimentos dos idosos e de seus familiares diante dessas atividades são de alegria, acolhimento, agradecimento e gratidão. Todos os dias eles têm alguma atividade e essa foi incorporada na rotina diária domiciliar, nesse período de distanciamento social", afirma o maestro.
Sobre o Geti
Programa de extensão mais antigo da Udesc, criado em 1989, o Geti promove ações gratuitas e efetivas para a população idosa, no contexto universitário. O projeto de canto desenvolve suas atividades há 22 anos nas instalações da Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.
Mais informações
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail
geti.cefid@udesc.br.
Em todas as suas unidades, a comunidade acadêmica da Udesc segue mobilizada em ações diversas contra a pandemia, com atividades que envolvem alunos, técnicos e professores. Acesse o site
udesc.br/coronavirus.
A atualização sobre o número de casos do coronavírus em Santa Catarina e outras informações sobre a pandemia podem ser acompanhadas pelo site
saude.sc.gov.br/coronavirus.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010