Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/08/2020-15h10

CPE apresenta Política Municipal de Transparência, com colaboração de pesquisadores da Udesc Esag

A Comissão Parlamentar Especial (CPE) pela Transparência na Administração Pública de Florianópolis, com participação de pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá um evento de encerramento nesta quinta-feira, 6, às 15h, com a apresentação da proposta da Política Municipal de Transparência. O evento terá transmissão ao vivo pelo Youtube e pelo Canal de TV aberta 61.4 (TV Câmara).

Uma das organizações participantes da CPE é o grupo de pesquisa Politeia, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. O grupo se dedica ao estudo da coprodução do bem público, com foco em accountability (prestação de contas e gestão) e contribuiu para a discussão e elaboração de uma política de transparência para o município.

Acompanhe o evento pelo Youtube
bit.ly/TVCamaraFpolis
(com chat para interação com o público)

Para a professor Paula Schommer, líder do grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag, a proposta a ser apresentada é resultado de um trabalho colaborativo envolvendo diversas pessoas e instituições. “Todos se dedicaram por meses a um diagnóstico detalhado, busca de referenciais legais, instrumentos, práticas, visões variadas e construção de caminhos e planos para que avancemos na transparência no município”, explica.

CPE pela Transparência

A comissão parlamentar, com cinco vereadores, foi criada em dezembro de 2019 para elaborar uma proposta de política municipal de transparência na administração pública de Florianópolis, por meio da cooperação institucional entre a Câmara de Vereadores, órgãos públicos municipais, instituições acadêmicas e sociedade civil.

Além dos vereadores e do grupo de pesquisa Politeia da Udesc Esag, a CPE também inclui representantes da Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público de Contas (MPC/SC), Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública (Nigep) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Observatório Social de Florianópolis, Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), Instituto Politize! e Comissão de Moralidade Pública da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Santa Catarina (OAB/SC).

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas com o grupo de pesquisa Politeia, da Udesc Esag. Os contatos estão em udesc.br/esag/gruposdepesquisa/politeia.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h