A equipe do projeto participou do Encontro Nacional de
Cursinhos Universitários Populares no final de setembro.
Foto: Divulgação
O Cursinho Popular Garibaldi, uma iniciativa do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, auxilia a comunidade a acessar o ensino superior. Desde 2015, o programa de extensão promove aulas para turmas anuais, buscando se aproximar da realidade dos estudantes e ensinar com práticas dinâmicas sobre os principais assuntos relacionados em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O projeto foi idealizado em 2015, dentro do Coletivo Juntxs, uma empresa de aprendizagem. Em 2017, o cursinho começou a seguir com autonomia própria. A iniciativa é destinada a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica que estão cursando o último ano do ensino médio. Caso ainda restem vagas, alunos de outras séries do ensino médio também podem se inscrever.
A grade curricular é composta por disciplinas como física, química, geografia, história, redação, línguas e biologia. As turmas são formadas no começo do ano e no início do segundo semestre são abertas as vagas remanescentes. Hoje, o grupo é de 40 alunos, a maioria do terceiro ano do ensino médio.
As aulas acontecem no período da noite, das 19h às 21h30, de segunda a sexta-feira. Cada professor prepara seu material a partir de outros encontros já realizados e também com base em parcerias que a Brasil Cursinhos, rede nacional de cursinhos universitários, oferece. O Garibaldi já teve apoio para ensino e correção de redações de plataformas como a Me Salva e Letrus.
Segundo os responsáveis, a equipe busca trazer uma didática acessível, valorizando tanto o conteúdo quanto a troca entre alunos e professores e já atendeu mais de 400 alunos desde sua criação.
No Garibaldi, os professores também aprendem
O projeto é construído por estudantes da Udesc em todas as suas fases. Atualmente, a equipe de professores é de sete pessoas, sendo dois do Curso de Engenharia de Pesca, dois de Arquitetura e Urbanismo e três de Ciências Biológicas. Os voluntários e bolsistas podem ser de qualquer curso da universidade e são coordenados pela técnica universitária Ana Elise Inácio.
A professora de química e física do Garibaldi, Ana Ceolin, fala que além do projeto formar um espaço de prática docente, colaborando para a carreira dos estudantes da Udesc, fortalece habilidades de comunicação e trabalho coletivo. A iniciativa é, também, “uma oportunidade de exercer a responsabilidade social que a universidade pública nos inspira", ressalta Ana.
A equipe do Garibaldi recebe ainda retornos positivos da experiência dos alunos do ensino médio. “Muitos nos contam que o cursinho foi um espaço acolhedor e fundamental em sua trajetória”, declarou Ana Ceolin. Ao longo dos anos, a professora conta ter visto estudantes do cursinho ingressarem em universidades públicas e privadas, um indício de que o objetivo do projeto está sendo cumprido.
Participação no Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares
Nos dias 20 e 21 de setembro, representantes do Garibaldi estiveram na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), participando do 9º Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares (Encup). O evento é promovido anualmente pela rede Brasil Cursinhos e tem participação de projetos de todo o país.
Durante o encontro, a equipe do cursinho da Udesc teve a oportunidade de assistir a palestras, trocar experiências com outros curso pré-vestibulares brasileiros e aprofundar conhecimentos sobre práticas educativas populares.
Para mais informações sobre o cursinho Garibaldi, acesse a
página ou o
perfil no Instagram do cursinho.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8006