Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/09/2021-17h31

Cursos da Udesc Esag terão mais da metade das disciplinas com opção de aula presencial

Salas de aula estão equipadas para aulas simultaneamente on-line e  presenciais - Foto: Carlos Alberto/Cinf/Udesc Esag
Os cursos de Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, terão no próximo semestre letivo mais da metade das disciplinas com opção de participação presencial dos alunos. Todas as matérias, no entanto, continuarão com transmissão on-line. A presença dos estudantes em sala de aula não será obrigatória.

Das 224 disciplinas oferecidas pelos três cursos, pelo menos 120 (54%) terão a possibilidade de participação presencial, se o aluno desejar. Em outras 81 matérias (36%) as aulas serão exclusivamente on-line. Há ainda 23 disciplinas que ainda poderão ser abertas à presença de alunos em sala de aula, dependendo do planejamento a cargo dos novos professores a serem contratados por meio do processo seletivo em andamento.

Consulte as listas de disciplinas com opção de participação presencial:


Os estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas matriculados nessas disciplinas poderão optar entre assistir às aulas presencialmente (respeitando-se todos os protocolos de segurança sanitária para prevenção de Covid-19) ou continuarem no ensino on-line, enquanto durarem as restrições provocadas pela pandemia. A participação em atividades presenciais não será obrigatória.

As normas adotadas pela Udesc para o ensino remoto atual (como avaliações exclusivamente on-line e a não cobrança de frequência) continuarão as mesmas. Segue valendo o que está previsto na Resolução 050/2020 – Consuni, que regulamenta a oferta de disciplinas e demais atividades pedagógicas na Udesc durante o período da pandemia de Covid-19.

O semestre letivo 2021/2 começa em 27 de setembro, mas haverá nos primeiros dias uma etapa de preparação e organização das turmas, que ainda funcionarão todas exclusivamente no modo remoto. A previsão é que as aulas com opção de participação presencial comecem em 8 de novembro.

Planejamento

Os departamentos responsáveis pelos cursos de graduação mapearam as disciplinas que poderiam ser oferecidas com a possibilidade de participação presencial. Foram priorizadas as matérias mais complexas e com atividades práticas e as disciplinas das fases iniciais – já que esses alunos estão com aulas remotas desde o início de seus cursos. Os alunos que preferirem poderão continuar no ensino on-line, em qualquer caso.

De acordo com a diretora de ensino de graduação do centro, Ana Paula Menezes Pereira, um dos objetivos é estimular mais interação e convivência entre alunos e professores, respeitando a realidade de cada um. “No próximo semestre ainda estaremos em um período de transição, para que possamos migrar de forma gradual e segura de volta ao ensino presencial, enriquecido com todo o aprendizado que vivenciamos nesse tempo”.

Mais informações

O planejamento segue as atuais normas estabelecidas pelas autoridades de saúde, além da regulamentação da própria Udesc sobre as aulas remotas. A oferta de disciplinas com possibilidade de participação presencial poderá assim sofrer ajustes em caso de novas alterações das normas.

Mais informações podem ser obtidas com as chefias dos departamentos de Administração Empresarial (isabela.muller@udesc.br), Administração Pública (janice.bogo@udesc.br) e Ciências Econômicas (patrícia.bonini@udesc.br), ou com a Direção de Ensino de Graduação (deg.esag@udesc.br).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Salas estão equipadas para aulas simultaneamente presenciais e on-line
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h