Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/03/2021-15h50

Daiane Dordete é eleita nova diretora-geral da Udesc Ceart para Gestão 2021-2025

Posse do cargo será em 2 de agosto

Diretora eleita Daiane Dordete. | Prioridade da nova gestão é defender as artes, a música, a moda e o design. Foto: Divulgação.
A professora Daiane Dordete Steckert Jacobs venceu a eleição para Direção-Geral do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A votação aconteceu na última sexta-feira, 12, pelo sistema online Helios Voting. A apuração dos votos foi feita no mesmo dia, pela Comissão Eleitoral, e o resultado foi divulgado no site do Ceart

Única candidata ao cargo, Daiane recebeu 345 votos ao todo, sendo 59 dos docentes, 34 dos técnicos e 252 dos estudantes. A gestão 2021-2025 inicia no segundo semestre deste ano, e a professora toma posse em 2 de agosto. Até lá, a pedido da atual diretora-geral, Cristina Rosa, Daiane permanece como diretora de Extensão, Cultura e Comunidade do Ceart, cargo que ocupa desde 2017 e do qual havia sido exonerada para concorrer à eleição. 

Para a gestão Ceart + Vivo, a diretora eleita contará com uma equipe formada pela professora Fátima Costa de Lima (Direção de Ensino de Graduação), professora Neide Schulte (Direção de Extensão, Cultura e Comunidade), professora Viviane Beineke (Direção de Pesquisa e Pós-graduação) e técnico universitário Gustavo Pinto de Araújo (Direção Administrativa). O grupo estruturou sua proposta de gestão em seis eixos centrais: formação, diálogo e resistência; comunidade, sociedade e sustentabilidade; diversidade, inclusão e cultura da paz; criatividade, inovação e interdisciplinaridade; planejamento, infraestrutura e transparência; e gestão participativa e dialógica.

Segundo a professora Daiane, um dos objetivos é ampliar ainda mais a interação do centro com a sociedade catarinense, brasileira e internacional, pois as artes visuais e cênicas, a moda, o design e a música “são campos  essenciais para o desenvolvimento humano e cultural, que não refletem apenas nas atividades técnicas, mas também em soluções criativas e humanizadoras para as relações sociais, econômicas e institucionais”. A nova gestão apresenta como visão a “defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade”, além de frisar a importância “da gestão democrática no ensino superior e da autonomia universitária”. 

Mais informações sobre a apuração e o resultado da eleição estão disponíveis no site do Ceart.

Sobre a nova diretora-geral

Daiane Dordete é professora associada do Departamento de Artes Cênicas do Ceart, na área de voz/interpretação, e do Programa de Pós-graduação em Teatro (PPGT) do mesmo centro. Doutora e mestra em Teatro pela Udesc, tem bacharelado em Artes Cênicas com habilitação em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes do Paraná (Unespar). Foi conselheira Estadual de Cultura de Santa Catarina na representação da Fecate - Federação Catarinense de Teatro, entre os anos de 2017 e 2019. É membra do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, representando a Udesc (2019-2021).

Além disso, foi membra da Comissão de Avaliação de Incentivo à Cultura (CAIC), de Florianópolis, representando a universidade (2019-2020). É membra da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace). Editora Associada da Revista de Estudos em Artes Cênicas URDIMENTO (PPGT/Udesc) e da Revista VOZ E CENA (PPGACEN/UnB). Membra dos Grupos de Pesquisa Poéticas Teatrais (UDESC-Cnpq), Práticas e Poéticas Vocais (UFU-Cnpq) e Poéticas da Voz (UFSC-Cnpq). Idealizadora e membra da equipe do Programa de Extensão RADIOFONIAS (Udesc Ceart) desde 2015.

Daiane é atriz, diretora, dramaturga, contadora de histórias e poeta. Pesquisa nas áreas de voz, atuação, performance, teatro performativo, teatro narrativo, contação de histórias, teatro feminista, teoria crítica feminista e estudos de gênero.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h