Bruna Hamerski defenderá nesta quarta-feira, 23, às 14h, sua tese “Não é o formato, é a pessoa: fenomenologia da e-participação nos conselhos de saúde das capitais do Sul do Brasil”, no
Doutorado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Leonardo Secchi.
As defesas nos programas de pós-graduação do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis, são públicas e abertas a qualquer interessado. A defesa da tese terá transmissão ao vivo, pela plataforma Teams.
Assista aqui à defesa ao vivo
(nesta quarta-feira, 23, às 14h)
A tese investiga como a participação digital acontece, na prática, nos conselhos municipais de saúde das capitais do Sul do Brasil: Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).
O estudo propõe três novas dimensões que influenciam a participação: trajetória, temporalidade e continuidade, além de um novo conceito, o de cidadão desvinculado, dos quais os índices de participação aumentaram com a e-participação (por meios digitais interativos).
A tese também traz o conceito de “representante de usuários”, que ainda encontra dificuldade para fazer valer as demandas do SUS. A pesquisa aborda a necessidade de institucionalização da e-participação como um novo formato, relatando a importância de combinar o presencial e o on-line, não propondo um formato híbrido, mas uma intercalação entre as duas possibilidades.
Acesso on-line
Para assistir à defesa pela internet, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência. É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail
pos.esag@udesc.br.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária sob supervisão do jornalista Carlito Costa