Emerson Luís de Oliveira Gomes defenderá nesta segunda-feira, 24, às 14h, sua dissertação “Análise do impacto na agenda de política partidária no Brasil a partir da Emenda Constitucional nº 97/2017, sob a óptica do modelo de coalizões de defesa”, no
Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Marcello Beckert Zappellini.
As defesas nos programas de pós-graduação do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, são públicas e abertas a qualquer interessado. A defesa da dissertação será realizada na Sala 08 da Udesc Esag, com transmissão ao vivo, pela plataforma Teams.
Assista aqui a defesa ao vivo
(nesta segunda-feira, 24, às 14h)
O estudo analisa o impacto da Emenda Constitucional 97/2017 na agenda de política pública no Brasil. A emenda criou novas regras para o funcionamento partidário, incluindo a proibição de coligações e a criação de uma cláusula de barreira nas eleições legislativas.
Os resultados indicam que a emenda constituicional ainda não alcançou sua eficácia plena e pouco contribuiu até o momento para seu intuito de redução do número de partidos políticos. Além disso, sua discussão parece ter incentivado a elaboração da Lei 14.208/2021 (que institui e regulamenta as federações partidárias).
Acesso on-line
Para assistir à defesa pela internet, a recomendação é acessar o link com pelo menos 15 minutos de antecedência (13h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.
Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail
pos.esag@udesc.br.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail:
comunicacao.esag@udesc.br