Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

29/10/2019-14h16

Defesa no Mestrado em Administração da Udesc Esag aborda políticas para micro e pequenas empresas

 
Estudo propõe transparência nas políticas para pequenas empresas -  Foto: Getty Images
O Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa de dissertação nesta quarta-feira, 30. A apresentação começa às 14h, na Sala 146 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da Udesc no bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Luciano Sergio Michelan defenderá perante a banca examinadora, para obtenção do título de mestre, a dissertação “Formação de agenda para micro e pequenas empresas: o caso do Estatuto Estadual das MPEs de Santa Catarina, à luz do modelo de fluxos múltiplos para políticas públicas”. A pesquisa foi orientada pelo professor Leandro Costa Schmitz.

Proposta

O estudo teve como objetivo propor melhorias para a formação da agenda do Estatuto Estadual das MPEs de Santa Catarina (Lei Complementar Estadual 631/2014). A pesquisa conclui pela necessidade de mais transparência na elaboração e implantação de políticas públicas e no fluxo político (discussão e aprovação de normas) para que os representantes das MPEs participem em todas as fases da formação da agenda efetivamente.

O pesquisador propõe ainda a descentralização da implementação de políticas públicas – hoje concentrada na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) – com a participação de outros órgãos estaduais, em conjunto com as entidades de representação das pequenas e microempresas. Caberia à SDE coordenar e mediar o processo, com apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SC) e interveniência política da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Defesas públicas

As defesas dos trabalhos finais (dissertações), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo dos dois anos de curso de mestrado, são feitas perante uma banca examinadora de professores e necessárias para obtenção do título de mestre. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Estudo propõe mais transparência nas políticas para micro e pequenas empresas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h