Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/12/2021-15h16

Desafios dos negócios de impacto são tema de tese de doutorado da Udesc Esag

Priscila Keller Pires defenderá nesta quinta-feira, 9, às 14h, sua tese “A Gramática do Impacto: a figura complexa dos negócios de impacto no Brasil”, no Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pela professora Graziela Dias Alperstedt.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas on-line, em razão da pandemia de Covid-19. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta quinta-feira, 9, a partir das 14h)

A pesquisa buscou compreender melhor as tensões que se manifestam nos negócios de impacto (que têm como atividade principal solucionar um problema social ou ambiental) no Brasil. O estudo concluiu que esse tipo de negócio se sustenta em compromissos entre mais de dois mundos, para além da divisão social versus econômico.

Os negócios de impacto precisariam superar as tensões presentes em cinco compromissos principais: socioambiental (conciliação entre as lógicas civil e verde), dos mecanismos de mercado (lógicas mercantil e industrial), impacto (tentando conciliar os anteriores), da rede inspirada (mundo mercantil, de projetos, civil e inspirado) e do impacto na mídia (lógica da opinião em composição com os mundos civil, inspirado e de projetos).

A autora também identificou sete desafios para os negócios de impacto no Brasil: reconhecimento, modelo de negócio, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, reconhecimento legal, articulação, mecanismos financeiros de fomento e equidade.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (13h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h