O curso de Administração Pública da modalidade a distância do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ofertado em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), promoveu, nos dias 8 e 28 de abril, em Canoinhas, e 7 de maio, nos demais polos, mais uma edição do tradicional Dia Acadêmico nos cinco polos presenciais da atual oferta do curso. A iniciativa reforçou a integração entre teoria, prática e território, aproximando os estudantes de debates contemporâneos e experiências concretas da gestão pública.
O bacharelado integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), desenvolvido em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio da UAB. A primeira oferta do curso ocorreu entre 2017 e 2024, formando mais de 120 estudantes em oito polos catarinenses. Em março de 2025, teve início a segunda oferta, atualmente na terceira fase, com turmas em Balneário Barra do Sul, Canoinhas, Otacílio Costa, Praia Grande e Treze Tílias.
A expansão do curso já tem nova etapa prevista: em agosto, a Udesc Esag abrirá uma terceira oferta em mais cinco municípios catarinenses (Araranguá, Braço do Norte, Lages, Ponte Serrada e Pouso Redondo) ampliando a presença da universidade em diferentes regiões do Estado.
Para além de uma atividade complementar, o Dia Acadêmico é uma ação consolidada no curso e tem como objetivo aproximar os estudantes de temas atuais e desafios reais da administração pública. A proposta também valoriza o protagonismo estudantil, permitindo que os próprios acadêmicos escolham os temas e os formatos das atividades realizadas em cada polo.
Balneário Barra do Sul debate inovação e governo digital
No Polo UAB de Balneário Barra do Sul, o tema escolhido foi “Inovação e Governo Digital”. Participaram como palestrantes os professores Denilson Sell e Julibio David Ardigo, coordenador do curso. A mediação foi conduzida pela estudante Marelice Nickel.
A organização local contou com o apoio da coordenadora do polo, professora Cristiane Viana Paim Cordeiro, e do tutor Jader Michel Cardoso. O evento ocorreu na sede da Câmara de Vereadores do município e a abertura contou com a presença do ex-reitor, professor Marcus Tomasi, do prefeito Ademar Henrique Borges, do deputado federal Darci de Matos e do presidente da Câmara, vereador Weslley Felippe de Freitas.
Canoinhas promove aproximação com a gestão pública municipal
Em Canoinhas, o Dia Acadêmico foi dividido em dois momentos voltados à aproximação dos estudantes com a prática da administração pública municipal.
Dia 8 de abril, estudantes, a tutora Regiane Panfil, o coordenador do polo, professor Pedro Eugênio Wipiewski, o coordenador do curso, professor Julibio David Ardigo, e a coordenadora adjunta UAB, professora Ivoneti Ramos, participaram de uma atividade na prefeitura, com a presença da prefeita Zenilda Lemos, do secretário de Administração, Gildo Carlos Nogueira Cardoso e secretário de Governo, Carlos Eduardo Vipievski, além de uma visita técnica aos espaços administrativos do município.
Em 28 de abril, representantes da administração municipal visitaram o polo para uma nova roda de conversa com os estudantes sobre desafios e experiências da gestão pública local. Além dos dois secretários de governo e de Administração, também participou o secretário do Meio Ambiente, Rogerio Koch.
Otacílio Costa discute saúde mental no trabalho
No Polo UAB de Otacílio Costa, o tema trabalhado foi “Saúde Mental no Trabalho”, promovendo reflexões sobre qualidade de vida e bem-estar no ambiente profissional.
Participaram da atividade a professora Claudete Farias, o preletor da Seicho-No-Ie Moacir Machado, o contador, empresário e também preletor Altair Xavier, além da professora Patricia Vendramini, diretora de Extensão da Udesc Esag.
A mediação foi conduzida pelo estudante Rodrigo Kretzer da Luz. A organização local contou com o apoio da coordenadora do polo, professora Jania Maier, e da tutora Aline Aparecida Cardoso.
Praia Grande integra inovação social, comunidade e políticas públicas
No Polo UAB de Praia Grande, o tema “Inovação e Políticas Públicas” reuniu estudantes e comunidade em uma atividade aberta ao público.
A palestra principal foi ministrada pela professora Julia Furlanetto Graeff, doutora em Administração e pesquisadora do Observatório de Inovação Social de Florianópolis (OBISF). A programação também incluiu uma oficina de inovação social conduzida pela palestrante, com apoio da professora Ivoneti Ramos e do estudante Carlos Alberto Aguiar.
A atividade contou ainda com a presença da coordenadora-geral da UAB, professora Carmen Pandini, além do apoio local da coordenadora do polo, professora Silvia Regina Teixeira Christovão, e da tutora Rosiane de Matos Scariot.
O evento recebeu estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e integrantes da Comunidade Quilombola São Roque, fortalecendo o diálogo entre universidade, território e comunidade.
Treze Tílias aborda inovação e políticas públicas
No Polo UAB de Treze Tílias, o tema escolhido também foi “Inovação e Governo Digital”.
Participaram como palestrantes o professor Angelo Junior Radavelli, do Polo Inovale de Joaçaba, e Elaine Zeni Vieira, da Secretaria de Inovação da Udesc, que apresentou aos estudantes a política institucional de inovação da universidade.
A mediação ficou a cargo do estudante Antoninho Tibúrcio Gonçalves. A organização local contou com o apoio do coordenador do polo, professor Cristiano Canalle, e da tutora Fátima Marileia Balbinot.
Formação conectada aos desafios contemporâneos da gestão pública
A diversidade temática e territorial das atividades sinaliza a proposta pedagógica do curso de Administração Pública EAD da Udesc Esag, que busca conectar formação acadêmica, realidade local e desafios contemporâneos da gestão pública brasileira.
Ao integrar temas como inovação, governo digital, saúde mental, inovação social e vivências práticas na gestão municipal, o Dia Acadêmico fortalece a articulação entre teoria e prática, estimulando o protagonismo estudantil e ampliando o diálogo entre universidade, poder público e comunidades.
A iniciativa também reforça o compromisso da Udesc Esag com a missão da Universidade Aberta do Brasil e da Capes de interiorizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. Ao levar formação universitária para diferentes regiões catarinenses e promover atividades alinhadas às realidades locais, o curso busca contribuir para a qualificação de gestores públicos e para o desenvolvimento dos territórios.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Magali Moser
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br