Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/09/2025-17h33

Dinâmica não linear é o tema do dia no I Workshop de Física na Udesc Joinville

Uma das palestras desta terça-feira aborda possível solução de célebre problema matemático

Professor Edson Leonel, da Unesp, avançou na solução de parte do 16º Problema de Hilbert
Dinâmica não linear, uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Física, é o tema do segundo dia do I Workshop do PPGF, que segue até sexta-feira no auditório do Departamento de Engenharia Elétrica. Nesta terça-feira estão previstas duas palestras e oito comunicações orais de pesquisadores da Udesc, UFPR, Unesp e Unifesp. A abertura dos trabalhos ficará a cargo do professor Holokx Abreu Albuquerque.

Na primeira palestra, o pesquisador Eduardo Brugnago, da UFPR, vai discorrer sobre “Previsão e a influência da dinâmica não linear no desempenho de um computador de reservatório”. Mas o evento mais aguardado é a palestra sobre Teoria das Bifurcações, ministrada pelo professor Edson Denis Leonel, da Unesp de Rio Claro (SP), que recentemente obteve resultados extraordinários n a solução da segunda parte de um dos problemas matemáticos mais célebres: o 16º P roblema de Hilbert, proposto em 1900 por David Hilbert durante o Congresso Internacional de Matemática de Paris.

Para introduzir o tema de forma acessível, Leonel pergunta: “Você já se perguntou como pequenas mudanças em parâmetros de um sistema podem provocar transformações profundas em seu comportamento? A Teoria das Bifurcações busca responder a essa questão”.

Na palestra, ele mostrará como modelos que descrevem desde fenômenos físicos até processos biológicos e econômicos podem sofrer mudanças qualitativas quando ajustamos levemente um parâmetro de controle. “Esses pontos de transição, chamados bifurcações, marcam a passagem de um regime dinâmico para outro”, explica.

Além da abordagem clássica, o professor vai apresentar a teoria geométrica das bifurcações, que amplia a visão sobre sistemas mais complexos e se conecta a problemas matemáticos fundamentais, incluindo a segunda parte do histórico 16º Problema de Hilbert.

Leonel promete uma discussão que vai além dos números: “É uma oportunidade única para conhecer como ferramentas da matemática moderna ajudam a compreender transições dinâmicas em áreas tão diversas quanto mecânica, eletrônica, biologia, economia e climatologia. A palestra começa às 14 horas. Confira aqui a programação completa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7882

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: contato@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h