Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/05/2020-16h36

Direção de Extensão da Udesc Joinville lança site para divulgar ações do centro durante pandemia

Produção de Face Shields para unidades de saúde iniciou em projeto de extensão - Foto: Divulgação 
A Direção de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc ) em Joinville criou uma página, vinculada ao site da instituição, para divulgar os esforços das ações de extensão do centro durante a pandemia de Covid-19. Cada programa buscou se adequar à nova realidade para continuar auxiliando a comunidade por meio de suas atividades.

“Nesta perspectiva, todos os integrantes das ações se desafiaram e precisaram se reinventar para cumprir seus objetivos e atender às necessidades da comunidade em prol do bem comum”, conta orgulhosa, a diretora de extensão, Cinara Menegazzo.

O Núcleo de Estudos em Xadrez e Tecnologias (Next) criou um clube virtual no website Lichess para continuar promovendo a prática do xadrez. De acordo com o coordenador do núcleo, professor Kariston Pereira, estão sendo remodelados  projetos do Next já existentes e sendo implementadas ações online temporárias e permanentes.

O Programa de Educação Tutorial (PET) da Engenharia Elétrica, criou um plano de contingenciamento diante da pandemia, reformulando suas atividades de extensão. O grupo também realizou uma campanha de arrecadação em prol de famílias afetadas pela crise.

O Grupo de Robótica Estudantil (Germ) que ensina robótica para alunos de ensino básico e fundamental, também se adaptou para continuar levando conhecimento às escolas públicas. O programa passou a desenvolver e disponibilizar de forma online e gratuita um curso básico de Robótica Móvel, com vídeos explicativos, divididos por módulos. 

O Programa Difusão da Cultura Maker, por meio do Laboratório Fablab, trabalha na produção de Face Shields e respiradores, além de manutenção de equipamentos hospitalares, junto com empresas parceiras e voluntários.

O projeto Voo Livre – Universidade para a Terceira Idade, continua realizando suas atividades com os cerca de 50 idosos, de forma online. Os alunos acompanham aulas e palestras por meio do whatsapp e de vídeos postados no Youtube.  

O programa Playground da Matemática criou o projeto “Desenvolvendo a Matemática em Casa” devido à necessidade de criar novas ferramentas de educação a distância diante da pandemia. O projeto contempla alunos da educação infantil e ensino fundamental, e disponibiliza atividades pedagógicas de matemática no Instagram.

O programa Interagir também está adequando seus cursos, que antes eram oferecidos de forma presencial, para que possam ser oferecidos de forma virtual.  Iniciativas como o Linguesc – Curso de Idiomas e o Curso de Pré-Cálculo são algumas iniciativas que já migraram para o ambiente virtual.

O programa Sentido da Vida prossegue suas atividades nas redes sociais com diversas iniciativas para diminuir a ansiedade e o sofrimento psicológico da comunidade em virtude da pandemia. Uma das ações foi a produção de um guia sobre como cuidar da saúde mental.

O Coral da Udesc Joinville prossegue seus ensaios de forma online; o projeto Alpha está disponibilizando os conteúdos de suas aulas e oficinas na internet; o projeto Unidiversidade dá continuidade as suas campanhas de conscientização nas redes sociais; assim como o projeto Universiarte CCT continua realizando manifestações culturais por meio da internet.

O site ainda destaca as ações de programas como o Assistiva, Com Ciência, Grupo de Estudos em Políticas Educacionais e Sociais (Gepes), Clube da Matemática, I9 e Eficiência.

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Produção de Face Shields teve início em projeto de extensão
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h