Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

30/08/2021-09h49

Diretório Acadêmico cria guia on-line para alunos estrangeiros na Udesc Esag

O Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), que vinha recebendo – antes da pandemia – mais de 80% dos alunos estrangeiros em intercâmbio na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), agora conta com um guia on-line trazendo todas as informações de que os estudantes internacionais precisam para se sentirem acolhidos. O Manual do Intercambista (The Exchange Students Guide), está disponível no site do centro.

A iniciativa é do Diretório Acadêmico da Udesc Esag (Daag). Com conteúdo em inglês, o guia traz informações sobre a estrutura oferecida pela universidade aos alunos, serviços nas proximidades, transporte, moradia, saúde e bem-estar e até atividades para ocupar o tempo livre. 

O conteúdo do manual foi elaborado pelo estudante Pedro Hochsteiner, responsável pela área de Relações Internacionais do Daag. Criada recentemente, a área tem justamente o objetivo de prestar apoio aos estudantes internacionais que chegam à Udesc Esag.

Conheça o Manual do Intercambista (em inglês) em udesc.br/esag/intercambio

Em 2019, último ano não afetado pela pandemia, o centro recebeu 71 alunos do total de 88 que vieram fazer intercâmbio na universidade. Eles vieram de países como Alemanha (21), França (20), Suécia (17), Holanda (5), Espanha (4), Itália (2), Estados Unidos e Uruguai.

Uma das razões pela qual os cursos da Udesc Esag são os mais procurados pelos alunos internacionais são as disciplinas ministradas em inglês nos cursos de Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas, em que os intercambistas estrangeiros convivem em sala de aula com alunos regulares do centro. 

Em 2020, a Covid-19 interrompeu esse fluxo crescente de alunos internacionais na Udesc Esag. Mas com o avanço da vacinação no Brasil e outros países e o recuo da pandemia, a expectativa é que os intercambistas voltem a chegar nos próximos semestres.

O que traz o Manual do Intercambista:
  • Apresentação do centro (incluindo as organizações estudantis como centros acadêmicos, Atlética, Clube de Finanças, Enactus e Esag Jr.)
  • Buddy Program (programa de voluntariado de alunos da Udesc que se dedicam a prestar apoio aos intercambistas estrangeiros que chegam)
  • Infraestrutura do centro (laboratórios de informática, redes wifi, espaço do Daag, informações disponíveis no site para os intercambistas, biblioteca e restaurante univesitários)
  • Serviços nas proximidades (lanchonetes, caixas eletrônicos, supermercados, shoppings, restaurantes, bares, aulas de português)
  • Transporte até a universidade (aplicativos, ônibus, carona)
  • Saúde e bem-estar (farmácias, unidades de pronto-atendimento, hospitais, postos de saúde, apoio da Udesc a estudantes estrangeiros)
  • Moradia (dicas para aluguel).
  • Atividades para o tempo livre (trilhas, cinemas, festas, teatros e shows, passeios turísticos, praias).

Mais informações podem ser obtidas com o Daag, no Facebook, Instagram ou pelo e-mail contato.daag@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h