Obra é resultado da pesquisa doutoral da
professora Tânia Unglaub - Arte: Divulgação
A professora
Tânia Regina da Rocha Unglaub, do
Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), é autora do livro "O poder do canto ou o canto do poder? Memórias de práticas escolares nacionalistas em Santa Catarina (1937-1945)", publicado pela editora Dois Por Quatro.
A obra será lançada em 6 de outubro, às 18h, em um evento híbrido, com atividade presencial no terceiro andar da Biblioteca Central (BC), no Bairro Itacorubi, em Florianópolis, e
transmissão pelo YouTube.
O lançamento integra a programação do o 10º Seminário de Extensão, Pesquisa e Ensino (Sepen) da Udesc Cead. O encontro presencial terá sessão de autógrafos.
Sobre a obra
O livro é resultado da tese de doutorado em História feita pela pesquisadora, que é apaixonada por temas relacionados à "história da educação, práticas escolares, memórias e música".
"A pesquisa foi inspirada nos pressupostos da história cultural e teceu reflexões sobre o uso da música como um dos recursos catalisadores de um sentimento nacionalista, implementada na prática educacional em Santa Catarina, no período do Estado Novo, entre 1937 e 1945", afirma Tânia.
O trabalho teve como base a narrativa de depoentes sobre as práticas escolares e a análise de documentos encontrados nos arquivos pessoais dos entrevistados e nos órgãos oficiais do Estado.
Sobre a professora
Tânia é docente do curso de Pedagogia da Udesc Cead e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), na linha de pesquisa Informação Memória e Sociedade. Ela é graduada em Pedagogia, mestre em Educação e doutora em História.
Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: comunicacao.cead@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8454