Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/03/2016-15h21

Documento que lista avanços e desafios de Florianópolis é lançado na Udesc

Lançamento atraiu grande público ao Auditório da Udesc Esag. Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Ascom

Um público expressivo prestigiou o lançamento do Relatório Sinais Vitais 2015, realizado na noite desta segunda-feira, 21, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Participaram do encontro autoridades, entre elas o prefeito da Capital, César Souza Júnior, representantes de organizações da sociedade civil, professores e acadêmicos, entre outros interessados. Todos os presentes receberam uma edição do relatório.

Produzido pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom), com participação de pesquisadores ligados ao programa de extensão Observatório Floripa Cidadã, da Udesc Esag, o Relatório Sinais Vitais 2015 traça um panorama da cidade, reunindo diferentes indicadores.

Desafios e avanços

Além de dados divididos em cinco eixos – segurança, mobilidade, saúde, educação e desenvolvimento urbano – o documento contém análises sobre desafios e avanços da Capital, elaborados com participação das organizações integrantes do movimento Floripa Te Quero Bem.


No evento, o gerente executivo do Icom, Anderson Giovani da Silva, falou sobre a elaboração do relatório e a metodologia utilizada – sua proposta é disponibilizar informações contextualizadas sobre o município, de forma simples, compreensível e acessível.

Pelo Observatório Floripa Cidadã, o professor Valério Turnes discorreu sobre os indicadores reunidos, destacando que o principal objetivo do documento é "estimular a reflexão".

O prefeito César Souza Júnior destacou no encontro a importância do relatório para a definição de prioridades para a gestão pública.

Observatório Floripa Cidadã

Na Udesc Esag, o trabalho teve participação de docentes e acadêmicos engajados no programa de extensão Observatório Floripa Cidadã, criado com o objetivo de contribuir para o exercício da cidadania e a tomada de decisão sobre o desenvolvimento da cidade.

O programa atuou na elaboração do relatório Desafios de Florianópolis, apresentado aos candidatos a prefeito em 2012, e, no ano seguinte, acompanhou a aprovação da Lei do Plano de Metas pela Câmara de Vereadores e a elaboração do Plano de Metas para a gestão 2013-2016 da prefeitura, juntamente com mais de 60 organizações que integram o movimento Floripa Te Quero Bem

Atuam junto ao programa pesquisadores ligados ao grupo de pesquisa Politeia – Coprodução do Bem Público: Accountability e Gestão.

A elaboração do relatório teve participação dos docentes Valério Alécio Turnes e Paula Chies Schommer, e das acadêmicas Luiza Stein da Silva e Josiani Lúcia Pinho.

A data de lançamento do Sinais Vitais 2015 foi marcada para homenagear o aniversário de 343 anos de Florianópolis, que se completa nesta quarta-feira, 23.


Leia mais:

17/03/2016 - Documento que lista avanços e desafios de Florianópolis será lançado na Udesc na segunda

29/08/2014 - Encontro sobre o Plano de Metas da Prefeitura de Florianópolis é realizado na Udesc

27/09/2013 - Udesc participa de audiência pública sobre plano de metas da prefeitura de Florianópolis

19/06/2013 - Curso de Administração Pública da Udesc apresenta Observatório Floripa Cidadã ao prefeito da Capital

07/05/2013 - Udesc apoiará monitoramento de metas da Prefeitura de Florianópolis

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h