Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/03/2020-15h26

Doutoranda da Udesc Lages defende primeira tese do Brasil sobre cultivo de lúpulo no País

Tese de Mariana prova que é possível produzir lúpulo  em SC - Foto: Adecir Morais/Correio Lageano
A doutoranda Mariana Mendes Fagherazzi, do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, defendeu, em 14 de fevereiro, a primeira tese do Brasil que aborda especificamente o cultivo do lúpulo no País.

Com o tema "Adaptabilidade de cultivares de lúpulo na Região do Planalto Sul Catarinense", a pesquisa, orientada pelo professor Leo Rufato, teve como objetivo caracterizar a adaptação vegeto-produtivas e qualitativas de quatro cultivares de lúpulo em diferentes microclimas da Região do Planalto Sul Catarinense.

Segundo Mariana, os resultados da pesquisa permitiram direcionamentos de manejo aos lupulicultores da região, a caracterização das cultivares avaliadas e, também, impulsionaram novas pesquisas de modo mais específico, fortalecendo e engajando novas demandas dos produtores de lúpulo e da cadeia produtiva, que está em estruturação.

"Os resultados obtidos nesse estudo são de grande valia para a comunidade científica, assim como para os produtores que desejam iniciar o cultivo de lúpulo no Planalto Sul Catarinense", avalia a pesquisadora. "As tendências recentes na comercialização de produtos agrícolas produzidos localmente podem resultar em maior apelo às cervejarias artesanais para utilizarem o lúpulo brasileiro".

Para o orientador, a tese vai ao encontro de uma demanda do setor produtivo. Atualmente, o Brasil depende 100% da importação do produto para a produção de cerveja. "Havia uma demanda para responder se era possível produzir lúpulo de qualidade no Brasil. E nós estamos conseguindo provar que sim", afirma Rufato.

Para a pesquisadora, que integra o Grupo de Fruticultura da Udesc Lages, o valor da pesquisa não está no ineditismo, mas sim, nos resultados obtidos. "Ter realizado toda essa pesquisa em uma instituição pública e de excelência é muito gratificante. A universidade, juntamente com o Grupo de Fruticultura liderado pelos professores Leo Rufato, Aike Aneliese Kretzkmar, Amauri Bogo, Francine Regianini Nerbass e Antonio Felippe Fagherazzi, juntam esforços para o andamento dos projetos de pesquisa".

Udesc Lages é sede de associação brasileira de produtores

Engenheira Agrônoma, formada pela Udesc Lages,  Mariana Mendes Fagherazzi também é uma das fundadoras da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolúpulo), com sede na universidade.

Criada em maio de 2018, a associação tem como objetivo gerar informações e fomentar a cultura do lúpulo, um dos principais ingredientes da produção cervejeira, que atua como conservante natural.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h