Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/02/2020-17h23

Doutoranda em Administração da Udesc Esag analisa inovação voltada a consumidores de baixa renda

 
Modelo Nano, da indiana Tata Motors, ícone da inovação frugal, é o  carro mais barato do mundo - Foto: Biswarup Ganguly, CC BY 3.0
O Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tem mais uma defesa nesta quinta-feira, 20, às 16h30. Graziele Ventura Koerich Rodrigues defenderá sua  tese sobre a “relação da inovação frugal, capacidade absortiva e desempenho organizacional em pequenas e médias empresas”. A pesquisa foi orientada pelo professor Éverton Cancellier.

A apresentação da tese, resultado da pesquisa realizada ao longo do doutorado, será feita perante a banca examinadora na Sala 08 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus da universidade na Avenida Madre Benvenuta, em Florianópolis.

Mercados emergentes

A pesquisa buscou analisar o desempenho de pequenas e médias empresas em mercados de países emergentes – que estimulam a demanda por soluções de baixo custo – e a relação desse desempenho com dois fatores. Um deles é a habilidade das empresas para reconhecer o valor de um novo conhecimento e aplicá-lo em fins comerciais (capacidade absortiva).

O outro fator é a chamada inovação frugal, em que produtos e serviços são criados ou redesenhados para consumidores de renda entre baixa e média. “É uma nova forma de inovação voltada a potenciais clientes que estão fora do interesse de empresas, em virtude de seu baixo poder aquisitivo e de suas necessidades distintas”, explica a pesquisadora.

O estudo conclui que há uma relação positiva entre esses três fatores (a capacidade de absorver e usar conhecimento novo, a inovação voltada para consumidores de baixa renda e o desempenho das empresas). A inovação frugal tem um efeito mediador entre a capacidade absortiva e o desempenho organizacional das pequenas e médias empresas nestes mercados.

Defesas públicas

As defesas dos trabalhos finais de doutorado (teses), resultado das pesquisas desenvolvidas ao longo do curso, são feitas perante uma banca examinadora de professores da Udesc e externos. A aprovação da tese pela banca é necessária para obtenção do título de doutor. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br ou pelo telefone (48) 3664-8220.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Modelo Nano, da indiana Tata Motors, ícone da inovação frugal
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h