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Notícia

09/03/2022-14h03

Doutorando da Udesc Esag cria escala para medir competências de professores de graduação

Fernando Ramos Lengler defenderá nesta quinta-feira, 10, às 9h, sua tese “Desenvolvimento de escala para medição de competências docentes”, no Doutorado em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A pesquisa foi orientada pelo professor Nerio Amboni.

As defesas nos programas de pós-graduação do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) têm sido feitas por videoconferência, em plataformas on-line, em razão da pandemia de Covid-19. Todas as defesas são públicas, abertas a qualquer interessado.

Clique aqui para assistir à defesa
(nesta quinta-feira, 10, a partir das 9h)

A pesquisa teve como objetivo desenvolver uma escala para medir competências de professores universitários a partir de suas próprias percepções. O estudo foi realizado com docentes em cursos presenciais de graduação em Administração na Região Sul do Brasil.

A escala proposta na tese de doutorado considera duas dimensões (pedagógica e tecnológica) e mede 17 itens para avaliação. O desenvolvimento da escola confirmou a relevância das dimensões pedagógicas e tecnológicas para as atividades dos professores.

Competências

As competências pedagógicas são métodos de ensino, estratégias de aprendizagem, métodos de reforço, tipos de avaliações, contextualização dos conteúdos, interdisciplinaridade, articulação da teoria com a prática, interações professor e aluno, clima de aprendizagem, trabalho em equipe e comunicação entre os atores.

As competências tecnológicas são uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem, na criação de espações colaborativos entre aluno-aluno e aluno-professor e professor-professor, no acompanhamento do desenvolvimento das atividades realizadas extraclasse, no uso de ferramentas digitais na resolução de problemas e na demonstração das consequências do uso dessas tecnologias.

Para o autor, “a articulação das competências docentes pedagógicas e tecnológicas pode ampliar a busca da autonomia dos alunos em prol de uma aprendizagem mútua, em que alunos e professores participam do processo”.

Acesso on-line

A recomendação é acessar o link para assistir à defesa com pelo menos 15 minutos de antecedência (8h45). É preciso identificar-se ao entrar na sessão, para que o programa de pós-graduação possa fazer o registro da presença de público. O áudio do microfone deve estar desligado (modo mudo) durante a apresentação e a arguição da banca.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria de Ensino de Pós-Graduação, pelo e-mail pos.esag@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
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