Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

27/06/2019-17h22

Economista egresso da Udesc Esag conta como aulas teóricas ajudaram trabalho no mercado financeiro

Leandro Gomes falou sobre as conexões entre a carreira acadêmica e as finanças - foto: Marianne Stampe/Udesc Esag
Estudantes do curso de graduação em Ciências Econômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) puderam aprender um pouco, na manhã desta quinta-feira, 27, como os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula e em projetos de pesquisa durante a graduação podem ser ferramentas essenciais no mercado de trabalho.

O economista Leandro Gomes, graduado no curso em 2012, falou aos estudantes no Plenarinho da Reitoria, em Florianópolis. Com mestrado em Economia da PUC-Rio, Leandro inicia no mês que vem um doutorado em Finanças na Universidade de Yale (EUA). Ele também trabalhou por quase quatro anos na Gávea Investimentos, de Armínio Fraga.

A palestra foi promovida pelo Departamento de Ciências Econômicas do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade, com apoio do Clube de Finanças da Udesc Esag, Leandro falou sobre as possíveis conexões entre a carreira acadêmica e o mercado financeiro, a partir de sua própria experiência.

Teoria e Prática

O economista confessa que, durante a graduação, não conseguia enxergar claramente essa conexão entre teoria e prática. Não que não gostasse de teoria. “Participei bastante de atividades de pesquisa durante a graduação, quando me apaixonei por essa área e optei ir adiante na carreira acadêmica”, explica Leandro.

Mas foi durante o trabalho no mercado financeiro que o conhecimento teórico passou a fazer sentido no mundo real. “Eu trabalhei como analista de Ásia, fazendo análises dos fundamentos econômicos e descrevendo o ambiente nesses países”, conta. “Os conhecimentos teóricos que tive na graduação e também no mestrado foram fundamentais no meu trabalho”.

De acordo com o presidente do Clube de Finanças, Bernardo Steinbach Ramos, a ideia da palestra foi levar ao público – principalmente aos alunos de Economia da Udesc Esag – uma visão mais ampla sobre o trabalho acadêmico na área de finanças e quais os caminhos e oportunidades que o mestrado pode abrir.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h