Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/11/2021-13h21

Edição da Revista Apotheke da Udesc aborda arte e educação na visão de John Dewey

Capa da Revista Apotheke v. 7 n. 2
A nova edição da Revista Apotheke, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), reúne trabalhos sob o título de “Dewey: Educação, Artes Visuais e Experiência”. Organizada pela professora Jociele Lampert, do Departamento de Artes Visuais (DAV) do Ceart, e pelo professor Fábio Wosniak, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), essa é a segunda edição do sétimo volume da Revista Apotheke.

O título e os artigos publicados são embasados nos estudos do filósofo estadunidense John Dewey, para o campo das Artes, da Educação e da Arte Educação. “Dewey nos convoca a pensar acerca da união das coisas, teoria/prática, arte/vida, educação/vida”, contam os organizadores no editorial da revista, e completam: “Seguindo este pressuposto, o percurso de ensinar e aprender, voltado a uma reflexão crítica, o desafio estaria em romper com a fronteira que distingue a vida das demais coisas, ou seja, recompor essa associação impulsionaria a potência criadora do aprender-da-experiência”. 

A edição “Dewey: Educação, Artes Visuais e Experiência” é gratuita e está disponível no site da revista

Sobre a revista

A Revista Apotheke é uma das ações do programa de extensão Estúdio de Pintura Apotheke, do PPGAV da Udesc Ceart. Desde 2014, o periódico se dedica a publicar trabalhos inéditos sobre a área de Arte Educação, com o objetivo de investigar e divulgar pesquisas acerca do tema “Pintura” e sua prática como linguagem artística, além da articulação entre prática artística e prática docente. 

O foco dos estudos e reflexões teóricas são sobre a pintura e seu contexto de ensino e aprendizagem, não no sentindo de implicações diretas no ambiente escolar, mas no sentido de construção de olhar, repertório e percepção de quem produz e ensina Arte, ou seja, do artista, professor e pesquisador. 

A palavra “apotheke” tem origem grega, e significa armazém, botica. De acordo com o editor associado Fábio Wosniak, a palavra foi escolhida como um “significado simbólico [de] um laboratório, um boticário, um lugar onde possa se experimentar, no nosso caso, as artes visuais”.

Acompanhe o periódico no Instagram @revistaapotheke

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br 
*em atendimento remoto 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h