Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/05/2021-16h42

Editora Udesc lança livro sobre artes com jovens de centro de internação feminina

Livro está disponível na internet - Arte: Divulgação
A Editora da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) publicou nesta semana o livro "Experiências poéticas em arte educação com adolescentes no Centro de Internação Feminina", escrita por José Carlos da Rocha, artista associado e vice-presidente da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap). A obra está disponível gratuitamente em formato de e-book.

O livro apresenta reflexões e experiências desenvolvidas no projeto de pesquisa da dissertação de mestrado de Rocha, defendida em 2017, na Udesc.

De acordo com o site da Acap, a obra aborda o planejamento pedagógico e o processo artístico como dispositivo para reconstituir a identidade danificada, melhorar a autoestima, aprimorar o senso crítico, propiciar a inserção social e interpretar o próprio mundo. 

O professor Vicente Concilio, do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes (Ceart), é o autor do prefácio do livro e descreve que Joka, como é conhecido José Carlos Rocha, fez várias oficinas de artes visuais no Centro de Internação Feminina (CIF) durante a pesquisa.

Para Concilio, isso auxiliou um grupo de jovens mulheres a darem forma e cor a seus sonhos, a suas angústias e vontades, sendo um trabalho que registra um processo no qual a noção de "socioeducativo concretiza-se na aprendizagem estética".

Sobre a editora

A Editora Udesc é um órgão suplementar superior vinculado e subordinado ao Gabinete do Reitor, com um coordenador e um conselho editorial, normatizado pelo Conselho Universitário (Consuni).

A Editora Universitária tem por finalidade promover e executar a política editorial da Udesc com competências e atribuições.

Mais Informações

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas no site da Acap e dos seus associados pelo Facebook e Instagram

Mais informações sobre a Editora Udesc podem ser obtidas pelos telefones (48) 3664-8098 e 8100 e pelo e-mail editora@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • O livro está disponível na internet de forma gratuita pela Editora da Udesc.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h