Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/04/2022-10h15

Egressa de Educação Física da Udesc Cefid integra quadro de árbitros do vôlei de praia

Priscila faz parte do quadro internacional de árbitros de vôlei de praia no Brasil - Foto: Divulgação
Profissionais formadas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) têm dado provas da capacidade feminina no comando de jogos de vôlei profissional. Priscila Jochem, formada pelo Bacharelado em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e Esporte (Cefid), é um exemplo. Hoje, ela faz parte do quadro internacional de árbitros de vôlei de praia no Brasil, em lista seleta que conta com apenas dez nomes.

Priscila cursou sua graduação entre 1998 e 2002. Ela iniciou na arbitragem em 2000, apitando jogos de futebol, por meio da Coordenadoria de Extensão da Udesc Cefid. "Primeiro, fiz um curso de arbitragem voltado ao futebol. Na sequência, fiz outro específico para o voleibol, onde me encontrei", conta.

Arbitragem internacional

Em 2015, por indicação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), realizou o curso de arbitragem internacional de vôlei de praia. Nesse curso, teve aulas com instrutores como Sandy Stell, autor das regras da modalidade e responsável pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), e com José Casanova, coordenador da arbitragem mundial da modalidade pela FIVB.

A egressa da Udesc atuou em vários campeonatos nacionais e mundiais. Segundo ela, sua atuação mais importante foi nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, como juiz de linha. "Tive o prazer de apitar a final do torneio feminino entre Brasil e Alemanha."

Vôlei de praia

Atualmente, Priscila é coordenadora do volei de praia em SC e integra a comissão organizadora do Circuito Catarinense de Vôlei de Praia 2022, além de estar no comando da arbitragem de vôlei de praia catarinense.

"Infelizmente, as mulheres ainda têm que provar que são capazes todos os dias. No entanto, isso nunca me amedrontou. Procuro sempre fazer o meu melhor", conclui.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Priscila faz parte do quadro de árbitros internacional de vôlei de praia no Brasil
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h