Jean Robert Soares defendeu tese em 2024, no Doutorado Acadêmico
em Administração da Udesc Esag, em Florianópolis
Jean Robert Soares, egresso do
Doutorado Acadêmico em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), recebeu da
Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP) o prêmio de melhor tese da área em 2025, com a pesquisa “Índice de qualidade do gasto público de governos locais”. A premiação foi entregue na última sexta-feira, 23, em cerimônia no Encontro Brasileiro de Administração Pública (EBAP 2025), em Belém (PA).
O prêmio é um dos mais importantes da área no Brasil e reconhece trabalhos que contribuem para o avanço do conhecimento e das práticas na administração pública.
A tese foi defendida em julho de 2024, no Programa de Pós-graduação Acadêmico em Administração do
Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc, em Florianópolis. O trabalho foi orientado pelo professor Fabiano Raupp. Além do autor, o orientador e o programa de pós-graduação também são homenageados
Sobre a tese
O trabalho propõe um Índice de Qualidade do Gasto Público dos Governos Locais (IQGP-GL) no contexto brasileiro, com o objetivo de avaliar e aprimorar a gestão financeira pública nos municípios. O índice original proposto considera as particularidades do contexto brasileiro e oferece uma ferramenta prática para gestores públicos.
A pesquisa também destaca a importância de práticas de governança e transparência para melhorar a percepção de risco e o acesso ao crédito por parte dos municípios. “É um instrumento de avaliação robusto e aplicável para a qualidade do gasto público, abordando uma lacuna existente na literatura e fornecendo insights valiosos para a melhoria da gestão financeira pública nos governos locais brasileiros”, descreveu o autor.
Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Ingrid Borba*
E-mail:
comunicacao.esag@udesc.br
*estagiária supervisionada pelo jornalista Carlito Costa