Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/05/2020-18h11

Em vídeo, professor da Udesc Esag fala sobre gestão de riscos e desastres em novo cenário

Em tempos de pandemia, o professor Felipe Gontijo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) gravou um vídeo em que discute como os gestores devem se preparar para os próximos eventos como este, ao mesmo tempo com grande impacto e muitas vezes difíceis de serem previstos. Ele relata também o esforço da universidade para produzir conhecimento e buscar essas soluções.

Gontijo é coordenador do Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres (Ceped) da Udesc e também professor de disciplinas na área de logística empresarial, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da universidade, em Florianópolis.



Para o professor, na busca de formas de enfrentar eventos impactantes e pouco previsíveis, é preciso superar o pensamento indutivo. Muito presente na ciência e no ensino universitário, o raciocínio parte da observação de eventos passados para lidar com o presente e o futuro, partindo da ideia de que certos padrões se repetirão, ajudando a entender como as coisas acontecerão de novo.

Gontijo argumenta que, embora útil e necessário, esse raciocínio se aplica à situações de normalidade, em que uma série de eventos em geral não se afasta muito de um padrão normal. “Ocorre que há uma nova dinâmica, um novo cenário, com uma variabilidade muito maior”, explica. Diante disso, as soluções exigem o desenvolvimento de capacidades como flexibilidade e resiliência.

Informação para superar a crise

O vídeo faz parte de uma iniciativa da Udesc Esag para divulgar informações que ajudem pessoas e organizações a passar pela crise de forma mais segura. Os conteúdos, que incluem também notícias e ferramentas de dados sobre a pandemia atualizados em tempo real, estão reunidos no Canal Esag para a Comunidade, em udesc.br/esag/comunidade.

O Canal Esag para a Comunidade também já publicou vídeos sobre como superar a angústia do isolamento, cuidar das finanças pessoais e se precaver contra as fake news durante a pandemia, além de dicas para pequenas empresas e gestão de pessoas durante a crise e com um proposta de isolamento contingencial como medida de controle da pandemia.

A página também traz notícias, dados sobre a evolução da epidemia uma seleção de links de cursos on-line recomendados para o período de quarentena.

Acese o Canal Esag para a Comunidade em:
udesc.br/esag/comunidade


Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h