Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/10/2019-19h16

Encontro na Udesc Lages debate ameaças e perspectivas para o meio ambiente

Lixo Orgânico Zero foi um dos projetos regionais apresentados no evento - Foto: Cristian Malinoski
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, recebeu nesta sexta-feira, 4, o seminário Meio Ambiente e Sociedade, promovido pela Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Pesquisadores e especialistas se reuniram com a comunidade acadêmica e externa, no Anfiteatro Caverna, para debater ameaças e perspectivas para o meio ambiente. A atividade foi a sexta de uma série de sete eventos voltados ao tema, em todas as regiões do Estado.

O objetivo é despertar na população a preocupação com a preservação do meio ambiente e discutir políticas públicas em favor de um desenvolvimento econômico sustentável.

Para o professor Álvaro Mafra, do Departamento de Solos e Recursos Naturais da Udesc Lages, o debate é de suma importância no meio acadêmico "para propor ações que possam direcionar a questão de preservação dos recursos naturais e a relação da sociedade com o meio ambiente".

Além de três palestras sobre assuntos relacionados à água, energias renováveis e desastres naturais, também foram apresentados projetos voltados à preservação ambiental na região. Entre eles, o Projeto Lixo Orgânico Zero, da Udesc Lages, que incentiva instituições e a comunidade a realizar a reciclagem do próprio lixo orgânico, através do sistema de mini compostagem ecológica.

O projeto é coordenado pelo professor do Departamento de Agronomia, Germano Güttler, e em 2018 foi contemplado com R$ 985 mil, após ser inscrito pela Prefeitura de Lages em um edital do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA). A meta é que nos próximos dois anos 40% da população do município realize a compostagem doméstica dos próprios resíduos orgânicos, alcançando 20 mil residências.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h