Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/06/2019-17h33

Encontro na Udesc Lages debate saúde associada às atividades do campo das ciências agrárias

Ergonomia na atividade agrícola foi tema de uma das palestras do evento - Foto: Dionathan Sousa
O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, realizou nesta quarta-feira, 5, o 5º Encontro da Saúde. O evento aconteceu no Auditório Pinhão, no Prédio da Engenharia Florestal, e reuniu estudantes, professores e técnicos.

Na programação, quatro palestrantes abordaram assuntos de saúde relacionados a atividades na área das ciências agrárias. A primeira palestra foi com o fisioterapeuta Jacob Michels, que falou da importância da ergonomia na atividade agrícola. Em seguida, a fisioterapeuta Aryane Evaristo, mestre em ambiente e saúde, falou sobre a saúde de agricultores expostos a agrotóxicos.

À tarde, a mestre em ciência animal, Bruna Boaventura, ministrou a palestra "Agricultura familiar - um olhar sobre a saúde humana e o meio ambiente". A palestra de encerramento foi ministrada pela engenheira agrônoma Laila Drebes, professora colaboradora da Udesc Lages, como tema "Suicídio de fumicultores familiares - construções de um problema social".

Os participantes também receberam informações e puderam esclarecer dúvidas sobre doação de sangue. "A falta de informação ainda é muito grande, então, é justamente por isso que trabalhamos para desmistificar esse assunto", comenta a responsável pela captação de doadores do Hemosc de Lages, Jady Mabilia.

O encontro da saúde faz parte de um projeto, criado em 2015, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da comunidade acadêmica. As atividades são organizadas pelos estudantes de Agronomia da Udesc Lages, sob a coordenação da professora de educação física, Mabel Olkoski, com o apoio do Setor de Saúde.

"Buscamos, na disciplina de Educação Física, associar a saúde às ciências agroveterinárias para que os alunos de Agronomia se mantenham fisicamente ativos e aprendam a importância da saúde em suas futuras profissões", comenta Mabel.

O diretor-geral da Udesc Lages, Clóvis Gewehr, comenta que a universidade se preocupa com a saúde da comunidade acadêmica e incentiva a permanência estudantil através do esporte, com uma estrutura que inclui ginásio de esportes, academia, campo de futebol e rugby . "Há um estudo de uma universidade inglesa que demonstra que aqueles alunos que praticam algum tipo de atividade física, possuem um melhor desempenho escolar".

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h