Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/11/2018-19h48

Engenharia de Produção da Udesc Planalto Norte desafia alunos a construírem pontes de palitos

Ponte vencedora suportou carga de 690 kg - Foto: Div.
Estudantes de Engenharia de Produção - Habilitação em Mecânica do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em São Bento do Sul, participaram de uma competição de resistência de pontes.

A atividade fez parte da disciplina de Resistência dos Materiais, ministrada pelo professor Ernesto Augusto Garbe para a turma da quarta fase. 

As pontes construídas pelos 17 alunos da disciplina deveriam usar apenas palitos e cola e ter 1,20 metro de vão livre. O tipo e a quantidade dos materiais foram escolhidos pelos estudantes, mas o peso total não podia superar um quilo.  

A ponte vencedora, do aluno Luis Guilherme de Souza Lisboa, suportou uma carga de 690 quilogramas. A segunda colocada, de Maria Eduarda Vieira, resistiu a 490 kg, e a terceira, de Bruno Tokarz, aguentou 315 kg. 

"Nosso monitor da disciplina foi o campeão do semestre passado e deu umas boas dicas para os alunos deste ano", conta Garbe. A ponte vencedora da competição do primeiro semestre deste ano, do aluno Gabriel Scaff, suportou uma carga de 215 kg. 

O professor realiza o desafio das pontes com os alunos há alguns semestres, mas neste ano a proposta ganhou o formato de competição, que deve ser mantido para as próximas turmas. 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ernestoaugustogarbe@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h